"Sou um jovem portuense, de apenas 25 anos, mas que vive no meio das palavras há muito tempo. Desde que comecei a escrever, por volta dos meus 13 anos, que sempre quis escrever livros, sempre quis comunicar pelos livros e pela escrita.
Nasci e sempre vivi no Porto, numa rua humilde, com uma educação simples e uma mente aberta, sempre atento, curioso e preocupado com as questões humanas e sociais. A licenciatura em Sociologia em 2004 foi portanto uma escolha lógica, apesar de só ter descoberto a Sociologia no meu 12º ano. Pelo caminho foi ficando o Português, que nunca gostei muito, até aos dois últimos anos de aprendizagem,onde comecei a ver e a ler a qualidade da escrita portuguesa, que iam bem mais longe do que os Lusíadas ou os Maias...
A verdade é que também nunca li muito, apesar de gostar, apenas mudei esse hábito nos últimos dois anos, quando estava decidido a escrever os primeiros livros. Agora confesso que adoro ler, mas antes queria fazer muita coisa ao mesmo tempo, e não lia muito, utilizava mais o computador e a televisão. A procura do saber sempre me guiou, e desde a minha infância que era uma constante a curiosidade, as perguntas e a procura das respostas.
Os meus livros centram-se, no entanto, nas questões humanas, no quotidiano, e na vida em si. Os pontos comuns, o que somos, como vivemos, as nossas emoções, enfim...tudo o que nos faz ser aquilo que somos e aquilo que vivemos, e por isso tento deixar sempre espaço para o leitor conseguir transpor para o seu mundo aquilo que está a ler. Tento deixar espaço para o leitor. O que sempre procurei com um livro foi comunicar e transmitir mensagens, por isso é importante que quem está do outro lado consiga, não só entender, mas comunicar com o livro, pensando.
Devo acrescentar que apesar de o sonho de escrever livros estar presente desde a minha adolescência, a verdade é que o materializei por um desafio da pessoa que me conhece melhor do que eu mesmo, porque a verdade é que a insegurança e a dúvida também me acompanhou a vida toda e logo adiava constantemente, buscando outras coisas com que me ocupar. Pela vida fora fui-me ocupando, desde o desporto, as aventuras, a televisão, o computador, a informação, mas aquilo que sempre quis foi escrever.
Podem consultar mais de mim no meu site: www.tiagogoncalv.es"
Tiago Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário