Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Escritores na Cozinha... com Fábio Ventura


Bolo de ananás invertido
Vi este bolo num episódio de "Donas de Casa Desesperadas" há uns anos e fiquei com uma tremenda vontade de experimentar uma fatia. Fiz umas pesquisas na Internet e encontrei a receita, a qual acabei por adaptar ao meu gosto. Penso que o Bolo de Ananás Invertido se adapta perfeitamente ao universo e ao espírito dos livros "Orbias" por ser tão saboroso, divertido e até um pouco exótico. Experimentem!


Ingredientes:
- 250g açúcar
- 6 ovos
- 225g farinha
- 2 colheres chá fermento
- 4 colheres sopa calda de ananás
- 1 iogurte ananás
- 1 lata de ananás
- 100g manteiga
- Caramelo

Preparação:
Antes de tudo, é necessário pré-aquecer o forno a 180º. Entretanto, bate-se o açúcar com a manteiga, previamente derretida, até obter uma pasta homogénea. De seguida, junta-se as gemas e mistura-se tudo muito bem. Depois, junta-se à mistura a farinha e o fermento e mais tarde as claras já batidas em castelo. Finalizamos a mistura com o iogurte e as 4 colheres de calda da lata de ananás. Para facilitar, usem uma batedeira para misturar todos os ingredientes.
O próximo passo é barrar a forma dos bolos com o caramelo (eu costumo usar o caramelo que se vende em garrafinhas, mas podem fazer o vosso próprio caramelo). Depois, forra-se com as rodelas de ananás, cobrindo quase toda a forma.
Verte-se a massa para a forma e leva-se ao forno pré-aquecido durante cerca de 45-55 minutos (depende dos fornos, convém ficarem atentos).


Enjoy!
Fábio Ventura

1 comentário:

  1. Tenho uma outra receita desse mesmo bolo que faço com alguma regularidade. Uma coisa é certa, fica delicioso!
    Gostei da rubrica! Tem a sua graça conhecer o lado guloso ou nem tanto dos nossos escritores.

    Beijinho e boas leituras :)

    ResponderEliminar