Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Choque Cultural" de João Lopes Marques


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 280
Editor: Marcador
ISBN: 9789898470454

Já tinha este livro na minha mesinha de cabeceira há algum tempo. Não que estivesse parado, não, mas ia pegando nele aos poucos, aproveitando alguns momentos livres em que tinha pouco tempo e que me queria divertir um bocado. Acho que tanto a capa como o título traduzem muito bem o seu interior.

É uma viagem pelo mundo, este livro. Uma viagem que dispõe bem, porque divertida e que nos relata vários apontamentos, de duas ou três páginas, de costumes de todo o mundo, lugares visitados pelo autor. 

Muito bom para quem gosta de viajar (preciso de me lembrar e vir reler algumas partes antes de uma viagem!) e também para quem gosta de ler pequenos textos e se enfada com livros "grossos" (que por acaso não é o meu caso...). A mim soube-me bem e o sorriso pairou sempre na minha face ao ler estas páginas!

Terminado em 2 Novembro de 2012

Estrelas: 4*

Sinopse


As extraordinárias viagens de um lusitano à descoberta dos 5 continentes - o livro de viagens mais divertido do ano. Uma descoberta de costumes, aberrações, e manias dos vários povos do globo. Um livro útil, interessante e divertido que dá a conhecer a expressão mais intensa da cultura de outros povos.

Excerto

«Faz frio aqui em baixo —só mesmo estes deliciosos queijos, salames e salsichões para sobrevivermos no subsolo. Entre cascos de carvalho e garrafas vintagea tresandar de pó, estaparece ser a iniciação perfeita à Bulgária.
—Sabem por que motivo tocamos com os copos no momento de fazer o brinde? —dispara Boris. Confesso que nunca me havia debruçado sobre tão magna questão. —Porque na Idade Média era a garantia de que ninguém estava a envenenar ninguém.
Os convivas sorriem, ninguém parece estar com espasmos, vai-se criando à mesa um sólido espírito de concórdia.
O Leste encontra o Oeste. Ainda porcima com um sorrisozinho omnisciente no canto da boca…» in Bulgária.

2 comentários:

  1. Li e adorei. Diferente do que eu pensava, mas genialmente divertido!
    LadyBug
    http://written-portairt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar