Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

No princípio estava o mar de Gonçalo Cadilhe


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 284
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789898452856

Confesso que estava muito curiosa em ler um dos livros de Gonçalo Cadilhe, apaixonado que é pelas viagens, e este livro foi o primeiro que me veio ter às mãos. E estava curiosa por duas razões: porque "viajar" é uma das razões porque leio e porque "conhecer" alguém que consegue aliar as suas viagens reais com a escrita devia ser espectacular.

E assim foi. Constituído por vários pequenos textos, que não têm uma sequência cronológica, este é um livro perfeito para quem gosta de abrir um livro "à toa" e ler um pequeno trecho. Por isso se manteve na minha mesa de cabeceira durante um tempo e o intercalei com outras leituras. Perfeito também para quem ama o mar de e com paixão e para quem sente o bichinho do surf...

Fala-nos do seu amor pelo mar e pelo surf, que começou bem cedo, que o levou a correr mundo, e fala-nos, sobretudo, de amizade. Amizade partilhada e sentida entre e para quem o surf  e o mar é uma razão de vida e de amor.

Talvez por isso não tenha captado na totalidade o sentimento que aqui se expressa. Gosto do mar, sim, mas principalmente quando as suas águas são calmas e... quentes!
Mas vou querer ler outras obras deste escritor e viajar com as suas palavras!

Terminado em 21 de Dezembro de 2011

Estrelas: 4*

Sinopse

No Princípio Estava o Mar apresenta um conjunto de textos que Gonçalo Cadilhe escreveu ao longo de vários anos sobre a sua paixão pelo surf e pelas viagens. Os textos revelam o prazer no contacto com o mar, com a natureza e, finalmente, com a ideia de correr o mundo - interior e exteriormente.
Inicialmente escrito de surfista para surfista, No Princípio Estava o Mar acabou por se tornar um livro de culto não apenas para corredores de vagas mas também para namoradas cúmplices, pais perplexos, professores coniventes e outros segmentos da sociedade fascinados com a alegria contagiosa de descer uma onda, em particular, e de viajar, em geral.
Esta edição apresenta uma selecção cuidada de fotografias do autor e inclui textos actuais que testemunham o seu envolvimento permanente com o oceano.

Sem comentários:

Enviar um comentário