Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nós e a História!


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 440
Editor: Esfera do Caos
ISBN: 9789896800215
Coleção: Esfera das Letras

Gosto muito quando um livro me surpreende. Este é o primeiro livro deste autor e foi a sinopse que me atraiu, já que a capa, embora ilustrando bem o conteúdo, poderia ser menos escura...

Muito bem documentado, este livro é uma lição de História, sem que a história que está por detrás dele fique em desvantagem. É daqueles livros que nos levam a passear pelo mundo, o actual e o passado. Deste modo, tanto estamos em Nova Iorque e Boston (EUA), como em Cuzco e Lima (Perú), como em Pamplona (Espanha), Angra dos Reis (Brasil), Lisboa e  S. Miguel... e, em simultâneo, a máquina do tempo leva-nos a Malaca e a Kuala Lumpur (Malásia), ao tempo do domínio português naquelas paragens, com tudo o que isso acarreta: as naus, as lutas pelo comércio das especiarias, os actos de piratagem, etc, etc...

Cheio de romance e mistério, o livro consegue transmitir-nos o amor deste jovem escritor pela História e pelas viagens e relata-nos, de forma espectacular, o destino de uma nau portuguesa e o seu saque, naufragada em 1511, "A Flor do Mar".

Um belo passeio pela História portuguesa! Recomendo!

Terminado em 6 de Junho 2011

Estrelas: 4*

Sinopse

Numa noite de tempestade, uma nau portuguesa embateu num recife e naufragou no estreito de Malaca. O navio era comandado pelo Governador da Índia, D. Afonso de Albuquerque, que regressava a Goa com parte do saque da conquista do sultanato mais rico de toda a Ásia. Durante séculos, centenas de expedições tentaram encontrar os despojos da nau "Flor do Mar" que, segundo especialistas, estão avaliados em dezenas de biliões de dólares. O navio nunca foi encontrado… até hoje! 

Disse o Júri ao atribuir o Prémio Esfera das Letras: «Um romance extraordinário. O autor revela uma capacidade de investigação fora do comum e oferece-nos um livro em que a ação, a aventura, as batalhas, as intrigas e um mistério que permanece por desvendar ganham raízes num momento crítico da nossa história.»

1 comentário:

  1. Transcrevo um email que recebi do autor:
    Boa tarde Cristina,

    Vi a sua critica sobre o meu livro. Gostei bastante. Fico muito contente por ter gostado da história/História!

    Cumprimentos
    Eduardo Pires Coelho

    ResponderEliminar