Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 352
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892312828
Um romance saboroso e muito divertido! Tendo uma história simples como base, a forma como ela é contada leva-nos directamente para Pequim, para os seus cheiros e sabores, contrastes e cultura. Estamos nas suas ruas movimentadas e poluídas, sentimos o calor insuportável ou o seu frio gélido, provamos e cheiramos pratos deliciosos!
Para além do frenesim de Pequim, passeamos, de igual modo, por uma aldeia rural, Pingyao, (pelos contrastes existentes entre a capital e essa aldeia) e por Xangai.
Iz, a personagem principal, vai-nos contando as suas peripécias com um humor que nos faz sorrir amiúde. É essa razão que nos prende de imediato a esta história: para além de ficarmos a conhecer um pouco mais desse país de costumes e sabores tão diferentes que é a China, fazê-mo-lo de um modo divertido, que nos dispõe bem.
Este é um livro para quem gosta de ler e cozinhar, como eu! Muito bom, mesmo.
Terminado em 20 de Março de 2011
Estrelas: 5*
Sinopse:
Todas as pessoas se alimentam de vivências e lugares inesperados…
Um romance sobre comida, amor e autodescoberta. Depois de ver a sua carreira ruir e o namorado pedir "um tempo", Isabelle Lee toma a primeira decisão drástica da sua vida e troca o mundo das revistas de moda de Manhattan pelo mundo das revistas generalistas de Pequim. Um mundo consideravelmente mais limitado dado que o seu conhecimento de mandarim é quase nulo. É que, apesar de ter ascendência chinesa, ela só conhece a linguagem falada na cozinha, pela mãe…
Felizmente, a linguagem da comida é suficiente para a iniciar na crítica gastronómica. Por entre o pato à Pequim ou o huoguo mongol, alguns choques culturais e outras tantas peripécias amorosas, Liz enfrenta os desafios de começar de novo do outro lado do mundo. Anos antes, também a sua irmã, Claire, trocou Manhattan por Pequim. É agora uma advogada de sucesso com um ritmo de vida tão alucinante quanto o da própria cidade. As irmãs nunca tiveram uma relação de cumplicidade. Na verdade, mal se conhecem. A milhares de quilómetros de casa e mais solitária do que nunca, Isabelle começa a interrogar-se se a frenética e vibrante cidade do futuro não será um lugar demasiado estranho para si…
Cris, obrigada pela dica. Fiquei com vontade de ler :)
ResponderEliminarAdorei este livro ;)
ResponderEliminarUma escrita muito agradável e saborosa :))
Comprei assim que saiu, e não me desiludiu em nada. Gostei imenso,achei-o de uma leitura leve e divertida.
ResponderEliminarOlá Cris,
ResponderEliminarFiquei curiosa. Vou tomar nota para ler em breve.
Abraço