Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 29 de março de 2024

"Um Amor" de Sara Mesa

Que história esta! Que forma de escrever e que personagens!

Tudo prende. Sobretudo a estranheza da pequena povoação e seus habitantes onde Nat, tradutora de profissão, procura refúgio. O que está por detrás da sua mudança? Razões económicas ou outras mais profundas?

Os personagens, que vão surgindo com o decorrer da trama, estão caracterizados esplendidamente com as suas idiossincrasias particulares, os seus discursos quase obscenos e estranhos, apanharam-me de surpresa e enamorei-me deles de imediato. A história leva-nos para alguns caminhos mas não descortinamos quais, embora nos ponhamos a pensar que sim. Mas seria demasiado óbvio e a mestria da autora mostrou-se também aqui. Acertamos sempre... ao lado!

La Escapa, a povoação, está repleta de preconceitos e tabus que se misturam com os da própria Nat. Sim, a povoação, ela própria, parece um personagem, funcionando como um todo, porque todos os seus habitantes possuem algo de estranho e parecem esconder alguma coisa.

As tentativas de Nat de se integrar no meio ambiente e até arranjar amigos revelam-se difíceis, demoradas e com algumas surpresas desagradáveis.

Gostei muitíssimo desta obra e só não lhe atribuo 6 estrelas porque algo no final me passou ao lado, muito embora o tenha lido várias vezes. Diria que Nat procurava um caminho interior, um equilíbrio emocional e que, com todos os acontecimentos ásperos que sofre, acaba por encontrá-lo. Mas gostava muito de falar com alguém (com spoilers) sobre esta história apaixonante.

Terminado em 3 Março de 2024

Estrelas: 5*

Sinopse

A história decorre em La Escapa, uma pequena povoação rural, para onde Nat, uma jovem tradutora, se mudou por razões económicas e também em busca de equilíbrio emocional.

Os outros habitantes da zona com quem se relaciona acolhem-na com distante normalidade. Mas na povoação respira-se um ambiente de preconceito, incompreensão e estranheza em relação a tudo o que é diferente, em particular a uma mulher que vive só.

La Escapa, dominada pelo monte El Glauco, vai confrontando Nat com silêncios, equívocos, preconceitos e tabus e também com ela própria e os seus fracassos. 

Cris

 

3 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
    Votos de uma Páscoa muito feliz.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço nada da autora, mas parece ter uma escrita cativante.

    ResponderEliminar
  3. Interessante!
    PS: Já recebi o livro. Muito obrigada :)
    .
    Uma Páscoa com saúde e Paz... || Desejo que todos tenhamos uma Santa e Feliz Páscoa, extensivo a todos os nossos, e vossos Familiares e Amigos. Saúde e Paz para todo o Mundo, que bem precisa.||
    .
    Fraterno Abraço

    ResponderEliminar