Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

"O Deserto dos Tártaros" de Dino Buzzati

Começado a ler para um desafio organizado no Instagram por umas amigas, fui para esta leitura com altas expectativas. As opiniões que li e ouvi eram muito boas e o autor foi uma figura da literatura italiana das mais importantes do séc XX. Este livro é considerado o seu melhor romance.

Perdida não se sabe bem onde, a Fortaleza Bastiane, situa-se num posto fronteiriço. Lugar desértico e incerto, portanto. Um jovem tenente, Giovanni Drogo, é lá colocado e não se sente feliz por isso. Espera poder ficar pouco tempo e acredita que tudo fará para se vir embora para a cidade o mais depressa possível. A sua primeira impressão do lugar é péssima e a sua intenção de regressar aumenta. O comando militar espera uma guerra a todo o momento. Só que a espera dura já há longos anos... Irá Drogo ficar ou ir embora?

O livro é de leitura lenta. Muito lenta. Porque na fortaleza nada se passa de interessante. A espera daqueles homens por uma guerra que não chegava nunca, desesperou-me. Foi-me muito difícil ler as primeiras 150 páginas e só não desisti porque uma amiga me encorajou com as suas palavras. "Gostei muito do final, disse. É um livro simbólico". As suas palavras fizeram-me ficar. Depois, de súbito, a acção como que acorda de um sono meio aborrecido e as ultimas 100 páginas lêem-se num ápice.

Refletindo sobre esta leitura no seu todo, valeu a pena. Faz-nos pensar. Às vezes a vida passa lenta por nós. Até que ponto não somos responsáveis por isso, por nos deixarmos ficar descontentes com o lugar onde estamos, ficando à espera que algo aconteça sem nada fazermos para alterar?

Terminado em 18 de Setembro de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

"O Deserto dos Tártaros" baseia-se na experiência vivida por Dino Buzzati quando serviu no exército, antes da Segunda Guerra Mundial. Este livro vive das ressonâncias que o ligam com alguns dos problemas mais profundos da existência: a segurança como valor contraposto à liberdade, a resignação progressiva perante as oportunidades de realização na vida e a frustração das expectativas de concretizar feitos excepcionais que mudem o sentido da existência.
"O Deserto dos Tártaros" é considerado o melhor romance de Dino Buzzati e uma das obras-primas do século XX.

Cris

2 comentários:

  1. Foi um livro que li há uns anos e adorei!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Alexandra Guimarães9 de outubro de 2023 às 15:08

    Existem histórias cuja escrita precisa de tempo para ganhar velocidade. Dependendo de vários factores pode fazer-nos desistir dela ou querer ver o seu desenvolvimento.

    ResponderEliminar