Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

"Café Kanimambo" de Fernando Ribeiro

Este foi um livro que me surpreendeu. Pela história em si e também pela dureza das palavras bem escritas.

Com personagens bastante sui generis, a trama deste livro é passada maioritariamente na Lagoa de Albufeira, com ligações entre Lisboa e Setúbal. Com capítulos pequenos e com pouco mais de cem páginas, o livro lê-se num ápice numa tarde de férias ou fim de semana porque a história prende bastante, saltitando entre esses personagens tão crus e reais. 

Dr. Paulo, deputado, e o Sr Braz, dono de uma loja de brinquedos, amigos que escondem um segredo sujo e indecoroso, o Raça, operador/condutor de máquinas de limpeza nas praias e Vitor Batista, ex-futebolista e alcoólico. Estes quatro homens são os protagonistas de uma história triste, bastante suja e demonstrativa do que pode ser o comportamento humano e que, infelizmente, tem parecenças com muitas que verdadeiramente se passam nos nossos dias. Suspense q.b. para um tema pesado, duro. 

Gostei do final, do facto do autor ter relatado aquilo que poderia ter acontecido num mundo melhor e do que realmente ocorreu. Original.

Tenho o livro de estreia de Fernando Ribeiro, vocalista do grupo Moonspell, (Bairro sem Saída) por ler e vou tentar lê-lo brevemente porque fiquei curiosa em saber se o registo da escrita sofreu alterações ou se já era o mesmo.

Terminado em 11 de Julho de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

TUDO É KANIMAMBO

Num verão de que não há memória na Lagoa de Albufeira, Vítor Batista (ex-futebolista caído em desgraça e alcoólico), o Doutor Paulo (um deputado da nação que tenta esconder um segredo obscuro), o Senhor Braz (dono de uma loja de brinquedos em Benfica, que podia ser feliz, mas não consegue) e o Raça (um operador de máquinas com um sonho simples), quatro homens com pouco em comum, veem-se, contra todas as expectativas, subitamente envolvidos numa espiral de sexo, vergonha, castigo, justiça popular, crimes sexuais, homens e demónios.

Entre o thriller e a narrativa hardcore, Café Kanimambo, segundo romance de Fernando Ribeiro, é a confirmação do autor como uma das vozes mais acutilantes e provocadoras da nova ficção nacional, num livro perturbante que não deixará ninguém indiferente.

Cris

1 comentário:

  1. Não li nenhum dos livros dele, mas fiquei com vontade de conhecer a sua escrita.

    ResponderEliminar