Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

"1984 A Novela Gráfica" de George Orwell (Autor) e Fido Nesti (Ilustração)

Demorei mais tempo a ler esta graphic novel do que pretendia e não dou mais estrelas precisamente pela dificuldade que me levou a demorar a lê-la... A mancha gráfica é compacta, escrita num fundo escuro. Não é GN para ser lida a correr se quisermos apreciá-la devidamente.

O que quero analisar aqui é a graphic novel em si mas não posso deixar de referir a história em que ela se baseia, escrita em 1948, repleta de imaginação e que revela um sentido crítico apurado de George Orwell. Uma distopia que, naquela altura, poderia parecer um mundo sem sentido mas que continua a constituir os piores receios do mundo actual. 

Londres, 1984. A manipulação extrema das mentalidades por parte de um regime político totalitário (existia uma Polícia do Pensamento), onde a guerra é mantida perpetuamente (de forma a que a população viva perpectuamente amedrontada), os membros do partido são vigiados continuamente e onde é reprimida qualquer atitude que não se coadune com as diretivas dadas. Uma nova língua vai sendo apresentada e introduzida (Novilíngua) sendo que algumas palavras e sentidos vão sendo eliminados. A História vai sendo apagada conforme as intenções do partido. Pensar não é permitido. Há desaparecimentos de indivíduos com frequência. Para que direcção caminha esta sociedade?

Winston é o personagem central. Trabalha para o partido, nada vê para além do que lhe mandam, é obediente. Até que...

A GN é volumosa em termos de páginas e de informação e retrata bem o conteúdo do livro.

Terminado em 26 de Julho de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

No ano 1984, Londres é uma cidade lúgubre, em que a Polícia do Pensamento vigia de forma asfixiante a vida dos cidadãos. O mais grave dos crimes é ter uma mente livre. Publicada originalmente em 1949, a obra mais poderosa de George Orwell é, pela primeira vez, adaptada a novela gráfica, no traço do artista brasileiro Fido Nesti, que capta magistralmente os rostos, corpos e cenários de um mundo que, cada dia, é menos difícil de imaginar.

Cris

1 comentário:

  1. Alexandra Guimarães30 de agosto de 2023 às 15:06

    Nunca li "1984" :( Gostaria de começar pela versão original e só depois para a GN.

    ResponderEliminar