Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

"Um Lugar ao Sol" seguido de "Uma Mulher" de Annie Ernaux

Duas narrativas de uma autora que aprecio, dado o seu tom intimista. Annie Ernaux, como sempre, fala dos seus e, indiretamente, de si. Desta feita, os textos são um sobre o pai e outro sobre a mãe, ambos já falecidos quando escreveu estas linhas. 

Presente nestas linhas está a sua perda, os sentimentos por vezes contraditórios que unem pais e filhos, a ligação familiar que os unia. É, mais do que isso, um retrato social da época (foram publicados em 1984 e 1988 respectivamente); muito interessante de ler. 

Memórias felizes e tristes que a marcaram e que quis deixar escritas, num misto de sentimentos,  de modo a fazer o luto e a libertar o que lhe ia no interior. 

Não recomendaria começar por esta obra, caso nunca tenham lido Annie Ernaux. A mim, fez-me bem conhecer um pouco da sua vida antes de ter começado este livro. Pareceu-me que já a conhecia um pouco quando peguei nele e isso fez com que me sentisse em casa.

A ler!

Terminado em 7 de Fevereiro de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

Dois meses depois de passar nos exames finais para se tornar professora, o pai de Annie Ernaux morreu. Revisitando a memória da sua vida, no que ela teve de mais particular, repleta de confiança no trabalho árduo e igual dose de sonhos frustrados, complexos de inferioridade e vergonha, uma filha procura preencher um vazio que é seu, traçando em simultâneo um retrato coletivo sobre uma época, um meio social, uma ligação familiar. Pouco depois, também a mãe desapareceu, após uma doença prolongada que lhe arrasou a existência, intelectual e física, e mais uma vez cabe à filha restaurar, através da palavra escrita, a sua presença na história.

Neste volume reúnem-se os dois textos de Annie Ernaux sobre estas perdas: Um Lugar ao Sol, sobre o pai, publicado em 1984 e vencedor do Prémio Renaudot, e Uma Mulher, sobre a mãe, lançado em 1988. Duas peças literárias fulgurantes, misto de biografia, sociologia e história, onde resplandece a ambivalência dos sentimentos que unem filhos e pais e o impacto da quebra desse elo vital.

Cris

4 comentários: