
A história é-nos contada, em 2010, por um jovem de 24 anos que recorda os seus tempos de adolescente incompreendido e pouco sociavel, dez anos antes. Tenta passar despercebido de forma a nāo ser vítima de bulling e, mais do que isso, tenta imitar o comportamento dos colegas para ser aceite. Esta pressāo social capaz de dirigir os nossos actos, de agir contrariando a nossa vontade só porque os "outros" nos pressionam faz refletir o leitor: quantos jovens carregam no peito a vontade de serem eles próprios e nāo conseguem? Quantos agem pressionados por um grupo de pertença? Quantos se violam a si próprios?
Voltando à história: Lorenzo, para mostrar aos pais que tem amigos, inventa umas férias na neve com os pais de uma colega. Na realidade, o grupo existe e vai efetivamente para uma estância. No entanto, Lorenzo nāo é convidado! A sua ideia para passar esses dias fora de casa acaba por aproximá-lo de alguém, com quem partilha o seu esconderijo, a comida e o... tempo.
Mas nāo, nāo é o que estāo a pensar...
Divertido e intenso nos problemas que aborda, este livro faz-nos pensar. Gostei muito. Leitura rápida mas intensa.
Terminado em 27 de Fevereiro de 2018
Estrelas: 4*
Sinopse
Lorenzo é um miúdo tímido cuja mãe se preocupa por ser tão solitário. Para lhe agradar, diz que tem finalmente um programa com os colegas: uma semana na neve. A mãe fica tão feliz que ele não consegue dizer-lhe a verdade. Parte para a semana dos seus sonhos: fecha-se na cave do prédio com os livros de BD, vídeos e Coca-Cola.
Até que aparece Olívia no seu bunker: cheia de vida, obriga Lorenzo a atravessar a linha da sombra e a aceitar o jogo caótico da vida lá fora.
Um romance intenso de formação e de amizade.
Cris
Olá
ResponderEliminarConcordo em absoluto contigo. Este "pequeno" livro é tudo isso e também gostei muito dele!
Teresa Carvalho