Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

"Aqueles Que Merecem Morrer" de Peter Swanson

Começo por dizer-vos que tinha muito boas referências sobre este livro, mesmo muito boas. De pessoas com gostos literários diferentes. Por isso o quis ler mas confesso-vos que achei as primeiras páginas, sobretudo as que dizem respeito à história do encontro/conhecimento da Lilly com Ted, um pouco forçadas e nada verosímeis.

No entanto, depressa deixei-me encantar por estes dois personagens. A contragosto, é certo, porque moralmente nada possuíam que me agradasse. Planear assassínios e cometê-los não é a minha praia (lol) e lutei comigo mesma para não criar uma empatia muito grande com eles. A tentativa revelou-se infrutífera. Mesmo sem querer, o leitor dá por si a torcer para que consigam concretizar os seus objectivos... Isto revela um pouco da escrita do autor: apelativa e viciante.

Para matar um dos personagens principais, com o qual o leitor está, involuntariamente, a sentir-se atraído, é preciso ter coragem. Senti-me um pouco traída pois não queria que isso acontecesse mas, parabenizo o autor pela coragem e, sobretudo, pelo enredo que melhora a cada página virada. 

Os narradores, Lilly e Ted relatam o que vai ser a história deste livro, através dos factos da sua vida pessoal que vão narrando. As vinganças, o pouco valor dado à vida, determinando assim "aqueles que não merecem viver", são temas debatidos pelos dois personagens, que acreditam ter o poder de decisão sobre a vida dos que lhes fazem mal e escolher a sua morte.

Manti-me indecisa, tentando resistir à atracção que os dois personagens me fizeram sentir o livro todo (como referi, sem grande sucesso). A complexidade destes personagens é uma mais valia para este thriller, bem como todos os volte face que constituem o seu enredo. E o final, então... Muito bom!

Assim, se pretendem ler um livro repleto de suspense, em que as surpreendentes reviravoltas são uma constante até ao final, este é a escolha certa!

Terminado em 15 de Janeiro de 2018

Estrelas: 5*

Para saber mais sobre este livro, aceda ao site da Editorial Presença, aqui.

Sinopse
Ted Severson e Lilly Kintner conhecem-se num aeroporto de Londres.
Conversam e bebem demasiados martinis enquanto aguardam pelo embarque num voo para Boston.

Embalados pela bebida, os dois iniciam um estranho e arriscado jogo em que revelam pormenores da sua vida privada.
Ted conta que a mulher, Miranda, o trai, chegando a dizer que tem vontade de a matar.
Para sua surpresa, a enigmática Lilly mostra -se disposta a ajudá-lo.

Se todos nós morremos, que diferença fará punir pelas próprias mãos quem merece ser punido?
Mas Lilly não revela a Ted o seu passado tortuoso e sinistro.

Assim começa uma perigosa e fatal corrida contra o tempo.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário