Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

As regras da Casa da Sidra de John Irving


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 752
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722632829

Este livro produziu em mim uma mudança na minha forma de ler e não me saí nada mal, gostei até! Passo a explicar: normalmente leio um livro de cada vez, acabo-o primeiro e, como a meio da leitura já estou a pensar em qual vai ser o seguinte, pego noutro rapidamente. Mas, As regras da Casa da Sidra trocou-me os planos. Como transportar diariamente um livro de 750 páginas? Foi então que peguei em mais que um, o meu coração olhando sempre para as páginas que faltavam deste livro... 

Respirem fundo, arranjem um tempinho e deliciem-se com páginas e páginas de uma escrita profunda, completa, cheia de pormenores, caracterizando de uma forma espectacular os personagens, com aspectos verídicos da época misturados com romance. Estamos no Maine. Acompanhamos o crescimento de um órfão (uma personagem muito humana),seus conflitos morais e que durante a sua vida ultrapassa alguns limites sofrendo com isso. Ficamos, também, a conhecer melhor alguns dos procedimentos médicos da época, resultado de muita pesquisa da parte do autor, que achei francamente positivo.

Como classificar este livro numa só palavra? Fantástico? 

Ele não nos prende logo no princípio, tomamos conhecimento primeiro dos personagens que, aos poucos, se vão interligando mas, ao fim das primeiras 100 páginas lamentamos o seu peso, que nos impede, de todo, de o transportar connosco. Mas como conseguiria o autor, se assim não fosse, redigir uma história tão completa, onde cada elemento que nela participa tem a sua vida cheia, vivida com intensidade, que queremos partilhar e "viver" também?

Respirem fundo, sentem-se e maravilhem-se. Com tempo e para vosso proveito! John Irving é um verdadeiro contador de histórias! Fiquei curiosa e tenciono ler A última noite em Twisted River brevemente.

Terminado em 9 de Novembro de 2011

Estrelas: 5*

Sinopse

A odisseia de Homer Wells começa no meio dos pomares de macieiras do Maine rural. Sendo a mais velha das crianças do orfanato de St Cloud’s que não chegaram a ser adotadas, Homer estabelece uma amizade profunda e invulgar com Wilbur Larch, o fundador do orfanato - um homem de rara compaixão viciado em éter. O que Homer aprende com Wilbur leva-o desde a sua primeira aprendizagem de cirurgia no orfanato até uma vida adulta à frente de uma fábrica de sidra e a uma estranha relação com a mulher do seu melhor amigo.

2 comentários:

  1. Este livro deve ser muito bom, o filme, baseado nessa obra, em minha opinião foi maravilhoso.
    Entretanto, o livro "O Mundo segundo Garp". Misericórdia, arrastei por dois meses pois não deixo livro para trás, sempre se tira uma coisinha. mas de pensar que se tem muitas obras boas por ler, acho que mudarei minha postura.
    O mesmo autor com duas obras completamente díspare no sentido de muito boa para muito ruim.
    Grata pelo blog
    pelo post
    e por me deixar participar.
    Orquidea

    ResponderEliminar
  2. Orquídea,é um livro que,como disse, precisa de tempo para ser lido e apreciado. Eu achei-o...completo! Bjs
    Cris

    ResponderEliminar