Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 19 de abril de 2024

“Kim Jiyoung, Nascida em 1982” de Cho Nam-Joo

História que se lê com muita fluidez, sobre uma mulher de 36 anos, Kim Jiyoung, casada, com uma filha e que, sem motivo aparente, começa a ter comportamentos estranhos, assumindo momentaneamente a personalidade de mulheres da sua família e amigas (transtorno dissociativo, supõe-se). A ida ao psicólogo é o passo tomado de seguida. Este é o começo que deixa logo um suspense no ar. Está-se em 2015, na Coreia do Sul. Depois, a trama recua no tempo e vamos percorrendo toda a sua vida até chegar ali.

E é nesta retrospectiva da sua vida que tomamos consciência do papel da Mulher na Coreia. Mas não só. Embora focado muito nas condições diferenciadas entre géneros e nas expectativas do que é esperado especificamente na Coreia em relação à Mulher, é certo que todos nos revimos um pouco na vida de Kim.

Embora estejam longe os tempos em que não era suposto as raparigas possuírem a mesma educação que os rapazes e as famílias coreanas perceberem que as mulheres tinham o direito de completar os seus estudos, depois, em ambiente profissional, elas continuam a ser discriminadas e muitas têm de abandonar os seus empregos sobretudo quando têm filhos. A exigência leva, muitas vezes, a momentos de ruptura psicológica.

"No entanto, em determinados momentos cruciais nas vidas das mulheres, o estigma "mulher" surgia-lhes à frente para lhes toldar a visão, amarrar-lhes as mãos e refreá-las. Os sinais contraditórios eram confusos e desconcertantes." (pág.70)

"O mundo tinha mudado bastante, é verdade, mas os pequenos hábitos, regras e convenções, não - o que significava que o mundo não tinha mudado praticamente nada" (pág.135)

É um livro rápido de ler e mescla muito bem a ficção com dados verídicos, o que torna a leitura muito "real". Recomendo. 

Terminado em 17 de Março de 2024

Estrelas: 5*

Sinopse

Quem é Kim Jiyoung?
Kim Jiyoung é uma menina nascida numa família que queria um menino. Uma irmã obrigada a dividir um quarto enquanto o irmão fica com um só para ele.
Uma rapariga perseguida na escola por professores do sexo masculino. Uma filha cujo pai a culpa quando ela é assediada na rua.
Kim Jiyoung é uma boa aluna que não recebe qualquer recomendação para estágios.
Uma funcionária-modelo que é esquecida nas promoções. Uma esposa que abdica da sua independência por uma vida doméstica.
Kim Jiyoung começou a agir de forma estranha.
Kim Jiyoung está deprimida.
Kim Jiyoung é todas as mulheres.

Cris


2 comentários: