Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

"Os Soldados Fantasma" de José Manuel Barata-Feyo

O título deste livro interessou-me de imediato. As palavras que o acompanham também: " A história ignorada dos mil portugueses que combateram os exércitos de Hitler em França.".

É um livro de não-ficção escrito por um jornalista que merece o meu respeito. A escrita é directa, sem floreados, com muito trabalho de pesquisa sobre esses jovens voluntários que combateram sem grandes equipamentos nem grande preparação os exércitos de Hitler, integrados no exército francês. 

Poucos são os dados concretos existentes e a história pessoal desses homens é desconhecida. É difícil seguir-lhes o rasto e as próprias famílias, muitas das vezes, desconhecem as suas histórias. Por isso este livro é importante pelo longo trabalho de pesquisa efectuado.

Os voluntários estrangeiros, onde muitos portugueses se integraram, foram, quase sempre, como diz o autor, mal treinados, mal equipados e mal comandados. Por essa razão, os casos em que alguns desses homens se destacaram pelo seu comportamento exemplar e bravura foram dignos de relevo.

Algumas fotos e textos da época trazem um aspecto mais real destas histórias que ficaram por contar, destes homens bravos desconhecidos. 

Uma lição de história que se lê, na quase maioria das páginas, com muito interesse. Alguns aspectos poderão, com o seu detalhe exaustivo, tornar a leitura mais lenta. Uma leitura enriquecedora com esta visão global do mundo naquela época!

Terminado em 29 de Dezembro de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

A história ignorada dos portugueses que combateram os exércitos nazis em França Uma investigação inédita com documentos exclusivos Este livro é um contributo para que se faça alguma justiça à memória dos portugueses que, nos tempos de trevas e de barbárie da 2º guerra mundial, se sacrificaram, maioritariamente até à morte, pela liberdade – a da França, a da Europa e a nossa própria. Nele o jornalista José Manuel Barata-Feyo, após uma longa investigação, recupera a história dos voluntários portugueses que integraram o exército francês depois da declaração de guerra da França à Alemanha, a 3 de setembro de 1939.

Cris

1 comentário:

  1. Parece-me, sem dúvida, um livro muito interessante pela história de factos menos divulgados, que só podem enriquecer o nosso conhecimento.

    ResponderEliminar