Às vezes, sem esperarmos por isso, um livro pode surpreender-nos. Apetecia-me ler algo mais ligeiro e, honestamente fui atraída pela capa deste livro. Depois algumas palavras da sinopse fizeram o resto... criança/velho/solidão.
E é tão bom quando as páginas viram por si só sem darmos conta! A história decorre a toda a velocidade e embora possamos temer que estes temas sejam tratados com ligeireza, isso não acontece aqui.
Esta obra é a primeira da autora e espero que não fique por aqui. A sua formação (em psicologia) deu-lhe, certamente, ferramentas que soube aproveitar para desenvolver algumas questões que considero pertinentes para que o interesse do leitor se mantenha no decorrer de toda a história!
A solidão em que estes dois protagonistas mergulham no seu dia a dia, a finitude com que se depara Elias ao perceber que se encontra doente, o bullying de que Santiago é alvo na escola, o abandono com que, tanto um como o outro, sofrem por parte dos familiares, tudo nos prende e faz virar sofregamente as páginas.
Senti um pouco que a experiência profissional da autora e a forma como escreve me levou por caminhos emocionais que eu, leitora, não pude controlar mas, sinceramente, adorei isso. Por vezes, o melhor é deixar ir, embrenharmo-nos na história e noutros mundos e passar a fazer parte dela sem grandes reflexões. Essas ficam para quando a última página se fecha!
A trama passa-se aqui às portas de Lisboa. Poderia ser em qualquer lado. Os temas são actuais e prementes. Recomendo.
Terminado em 18 de Abril de 2023
Estrelas: 5*
Sinopse
Pequenos gestos podem mudar o rumo de uma vida.
Elias vive sozinho numa casa demasiado grande, já sem os três filhos, que emigraram, e sem a mulher, que morreu. Quando uma família se muda para a moradia ao lado — entre as muitas que de repente chegaram à Margem Sul do Tejo, desafiando-lhe o sossego —, desenvolve antipatia e desconfiança para com os vizinhos.
Do outro lado, contudo, um rapaz negligenciado pelos pais e pela avidez da vida moderna vai-se aproximando, curioso, apesar das barreiras erguidas por Elias. Com Santiago a começar de forma turbulenta o quinto ano na escola nova, o menino procura consolo e atenção junto do vizinho.
A sintonia entre Elias e Santiago cresce, mas uma notícia perturbadora vem ameaçar-lhes a amizade e trazer ao de cima as vidas difíceis que levam, e os segredos que escondem um do outro.
Cris
A capa é apelativa. A sinopse também.
ResponderEliminar.
Feliz dia de feriado, dia do trabalhador
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Bastante interessante :)
ResponderEliminar.
Coisas de uma Vida
.
Beijos e uma boa semana.
Não conhecia o livro. É sempre bom descobrirmos novos autores.
ResponderEliminar