Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

"Em Todos Os Sentidos" de Lídia Jorge

Um dia hei-de gostar de contos/crónicas! Evito, por achar que é uma leitura que se faz com demasiada rapidez e com mudanças de temas que não aprecio, mas estou sempre a tropeçar em livros que na sua essência possuem poucas páginas! Este foi o livro recomendado num grupo de leitura por um autor que admiro. Só assim iria pegar nele e a biblioteca foi o lugar certo para o encontrar. Normalmente, por uma questão de proximidade, frequento a Biblioteca das Galveias. Se ainda não foram lá e puderem, vão espreitar. Vale bem a pena apreciar o palácio e correr a vista pelos livros.

Apercebi-me que este "Em Todos Os Sentidos" é a compilação de 41 crónicas emitidas na Antena 2 em 2019. Estão disponíveis na net, basta procurar pelo nome do livro que mais não é que o nome do programa. Confesso que a minha disposição para ouvir estas crónicas será diferente, para melhor, do que a que me atacava quando submergia nestas páginas. E portanto, vou ouvir a Lídia Jorge! 

E vou fazer isso sobretudo porque reconheço a mestria da sua escrita e o poder das suas palavras claras e sábias! Gostei muito de algumas crónicas e estou expectante para ouvir a "Agustina como ninguém" porque me divertiu muito aquele episódio passado num comboio com Lídia Jorge e Agustina Bessa Luís! Imagino a entoação da autora ao contar-nos esse episódio!

A crónica que mais me tocou - tanto mais que tem como pano de fundo um episódio, desconhecido para mim, ocorrido em Terezin, no campo de concentração - já a ouvi. Fiquei sem palavras. Por tudo o que aconteceu que envergonha a Humanidade mas também pela profundeza da análise e comentários de Lídia Jorge.

Ela fala-nos um pouco de tudo. Em todos os sentidos, mesmo. Sobre o passado e o presente, História e Política, sobre Literatura e seus autores, sobre alguns aspectos pessoais e o privilégio de contactar com tanta gente das artes...

Se gostam de crónicas recomendo muitíssimo este livro. Caso contrário, vão ouvi-las! Para mim, o facto de as ouvir pela voz da autora tem um sabor especial.

Terminado em 8 de Outubro de 2022

Estrelas: 4*

Sinopse

Na introdução que abre este livro, Lídia Jorge define a crónica como uma homenagem ao deus que faz escorregar os grãos de areia, mirando-nos de soslaio. E acrescenta: «Como não podemos vencer o Tempo, escrevemos textos que o desafiam a que chamamos crónicas.»

Em Todos os Sentidos, conjunto de quarenta e uma crónicas que Lídia Jorge leu, ao longo de um ano, aos microfones da Rádio Pública, Antena 2, corresponde a essa definição - são crónicas que encaram de frente a fúria do mundo contemporâneo, interpretando os seus desafios, perigos e simulacros com um olhar crítico acutilante.

Mas a singularidade destas páginas de intervenção provém, sobretudo, do facto de a autora ser capaz de juntar no mesmo palco da reflexão o pensamento crítico sobre a realidade e o discurso subjectivo da memória íntima, com um olhar profundamente sentido.

No interior deste livro, há páginas inesquecíveis sobre a vida humana.  

Cris

3 comentários:

  1. olá,
    Exatamente o que eu sinto, quando leio contos:
    «Um dia hei-de gostar de contos/crónicas! Evito, por achar que é uma leitura que se faz com demasiada rapidez e com mudanças de temas que não aprecio, mas estou sempre a tropeçar em livros que na sua essência possuem poucas páginas!»
    Quando estamos a gostar da história, acaba. Fico sempre com a sensação de que o autor podia continuar, mas não o faz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de contos, mas já faz muito tempo que não leio nenhum livro de contos.

    ResponderEliminar