Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A Convidada escolhe: "Escravidão"

"Escravidão" de Laurentino Gomes 

Este é o 1° volume de uma trilogia dedicada à escravatura, escrita por Laurentino Gomes, jornalista brasileiro. 

O tema da escravatura é pouco falado nas aulas de História e nunca lhe é dada a ênfase que o assunto merece nem  a importância que este livro lhe dá. 

A sua leitura provoca um grande incómodo  pela responsabilidade que nós (portugueses) tivemos num flagelo social que ainda perdura no tempo  no Brasil (porque é a raiz do nível de criminalidade que ali se vive; a escravidão terminou apenas no final do sec. XIX e os cativos foram deixados à sua sorte e sem integração social),  quer em África (de onde as pessoas foram violentamente arrancadas das suas terras e separadas das suas famílias e tribos). 

Os horrores da captura,  do transporte e da selecção (como se fossem gado), a forma como eram tratados, a explicação ideológica do cativeiro que era dada pelos jesuítas (a Igreja sempre esteve bem envolvida neste tráfico mas sob a capa da evangelização...), a existência de um centro de reprodução de escravos em Vila Viçosa, a forma como se fugia aos impostos neste comércio,  e até a importância que alguns dos nossos heróis navegadores tiveram no tráfico negreiro,  tudo é descrito neste livro com algum detalhe. 

Ler este livro foi fácil e difícil. 

Fácil,  porque está escrito de forma acessível e, apesar de não ser ficção, leva-nos  a querer saber mais.

Difícil, pelo sofrimento humano que relata e pela tomada de consciência que provoca.

Palmira Estalagem

2 comentários:

  1. Um livro que imagino ser muito interessante ler. Vou tentar adquirir

    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do autor e também quero muito ler a sua trilogia sobre um tema tão importante. Não porque ache que devamos fazer julgamentos tendo em conta os valores de hoje, mas porque só conhecendo o passado podemos construir um futuro melhor.
    Beijinhos e boas leituras**

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar