Gostava de conseguir transmitir todo este emararanhado de sensaçōes que pululam na minha cabeça, de lhes dar ordem e sentido, e, no entanto, nāo consigo exprimir o quanto este livro mexeu comigo.
Trata-se de um excelente trabalho de pesquisa mesclado com uma ficçāo soberba, cheia de uma imaginaçāo de fazer inveja. Uma história bem contada, com personagens credíveis, caracterizados na perfeiçāo. O bom e o mau que existe em cada ser humano.
A história reporta a 1938 e vai até 1991, na Alemanha. É a história de três mulheres alemās que a guerra acabou por juntar. É a história, também, da resistência alemā a um ditador, a um conjunto de ideias que se revelou do mais ediondo que podia haver. De como a propaganda nazi influenciou o povo, de como esse povo nāo viu, ou nāo quis ver, o quese estava a passar. Das batalhas interiores de cada um, dos segredos escondidos, dos remorsos do que se fez e do que se deixou passar sem tomar nenhuma atitude, da inércia, do que o medo é capaz de fazer. Um outro lado da Guerra sobre o qual nāo é habitual ler-se.
Um livro que me deixou completamente embebida tanto mais as páginas passavam por mim, que me deixou sem palavras. Vivi tudo o que foi descrito e se nāo aconteceu realmente toda esta história, a sensaçāo que se tem é que poder-se-ia ter passado tal qual.
Muito bom! Obrigatório ler. A capa nāo traduz a profundidade deste livro. De todo. Creio que teria preferido outra. Recomendo vivamente.
Terminado em 24 de Setembro de 2017
Estrelas: 6*
Sinopse
Na guerra fizeram escolhas impossíveis, agora têm de viver com elas. Três mulheres, assombradas pelo passado. Marianne von Lingenfels volta ao castelo abandonado, dos ante-passados do marido. Para cumprir a promessa que fez aos corajosos companheiros do marido: encontrar e proteger as suas mulheres no meio das cinzas da derrota da Alemanha nazi. Um livro com uma pesquisa histórica rigorosa e que oferece um novo olhar e novas realidades da Segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais lidos da nossa história.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário