Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 100
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722345286
Coleção: Obras Literárias Escolhidas
Livro pequeno este, mas tão intenso! Somos, logo na primeira página, postos ao corrente da trama central mas, mesmo assim e se calhar devido a isso, ficamos presos logo no início. Tal como gosto!
Tirem as ideias pré-definidas que possam ter antes ler este livro. Não é um romance fácil e ligeiro. Algumas frases são desconcertantes, rudes até! E o mistério mantém-se até ao final e, quando chega, queremos que o livro tenha mais páginas que as 96 que possui...
Os personagens, algo estranhos, são psicologicamente bem construídos, fortes, com características marcantes e bem delineadas e transportam para o papel os seus traços, gostos e inquietações de tal forma que os conseguimos visualizar, como se de cinema se tratasse.
Ficamos a querer saber mais, a imaginar mais, depois da leitura terminar! Será defeito? Qualidade? É a forma de escrever de Carson McCullers, autora de O coração é um caçador solitário. Numa palavra: intenso!
Este livro foi-me gentilmente cedido pela editora.
Terminado em 18 de Maio de 2011
Estrelas: 4*
Sinopse
Numa base militar americana, na Geórgia, a rotina e o isolamento criam um insuportável sentimento de tédio que agudiza a tensão latente entre a «máscara» social e o mundo caótico de paixões, obsessões, frustrações e ódios secretos. Este singular inferno gira em torno de dois oficiais e as respectivas esposas, um excêntrico criado filipino, um cavalo e o jovem soldado Williams, o elemento que virá romper o delicado equilíbrio neste quadro de relações. McCullers escreve a sua história com uma simplicidade despretensiosa, explorando os limites sempre instáveis entre a «normalidade» e a ordem e o foro íntimo das pulsões que movem as personagens deste romance.
Mais um grande livro desta enorme escritora!
ResponderEliminar