Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 20 de junho de 2017

"Lágrimas de Sal" de Pietro Bartolo e Lidia Tilotta

      Umas horas no avião e eis que este livro é devorado. Pela temática actual e pelas histórias de vida (tantas!) que passaram pelas "mãos" do protagonista principal, é um livro de leitura obrigatória!
      Pietro Bartolo, médico de profissão, é um exemplo a seguir pela dedicação com que dedica as muitas horas do seu dia a resgatar e a tratar os migrantes que chegam sem parar à ilha italiana de Lampedusa, que pela situação geográfica é ponto de chegada de muitas esperanças e sonhos. Fugidos da Síria, da Líbia, etc. procuram paz e trazem com eles muitos dias de sofrimento (fome, sede, quimaduras) e com eles a morte também.
      Mesclando a sua história pessoal, nada fácil por sinal, com a história de tantas outras pessoas que desesperadamente procuram um sítio onde se refugiar da guerra, este livro é um hino à esperança mas também um alerta a quem, ainda, julga que o problema dos migrantes clandestinos não é um problema de todos.
      Um livro que devem ler. Se tiverem oportunidade vejam o filme/documentário intitulado "Fogo no Mar" de Gianfranco Rosi. Ē o que irei fazer!


Terminado a 7 de Junho de 2017

Estrelas: 5*

Sinopse
Nos últimos 25 anos Pietro Bartolo tem acolhido, ajudado e prestado assistência médica aos migrantes. E ouviu-os. Contos de dor e esperança, histórias dos que não resistiram, dos que morreram no mar; histórias daqueles que perderam as suas famílias, de bebés que não chegaram a nascer. E há a alegria dos que sobreviveram à viagem através do deserto e do outro lado do mar e que agora procuram um futuro diferente.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário