Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

"Os Vampiros" de Filipe Melo e Juan Cavia

Depois de ter lido A Balada Para Sophie (opinião aqui) fiquei fã da dupla, Filipe Melo e Juan Cavia. Gostei mesmo muito da história e das ilustrações. Achei que havia um casamento perfeito e, espero não me enganar, estou a vê-los bem velhinhos ainda a oferecerem-nos história deliciosas, que encantam sobremaneira o leitor.

Foi uma amiga livrólica que me emprestou este "Os Vampiros" e, tanto pela opinião dela como pelo que já referi sobre os autores, confiei. Sabia que ia gostar. 

Suponho que para fazer jus ao título, a mancha lateral de cada página é preta. As ilustrações, maravilhosas. Apetece parar para melhor apreciar mas, ao mesmo tempo, somos impelidos a avançar pela trama em si. Castanhos, verdes e pretos imperam numa belíssima mancha que tem tudo menos de aborrecido!

Fui para esta leitura às cegas, sem saber do que tratava. O tema é pesado e as explicações que surgem nas ultimas páginas podem ser lidas no início, se preferirem saber ao que vão. O livro conta-nos uma história ficcionada de um grupo de forças especiais do exercito português que se encontra no palco da guerra colonial, mais propriamente na província ultramarina da Guiné, cuja luta armada só teve início em 1963. Note-se que em 1961 começaram as revoltas em Angola que se estenderam para Moçambique e Guiné. Muitas missões especiais ficaram por contar porque eram efetuadas no maior sigilo.

Uma explicação socio-geográfica ajuda a perceber melhor este palco que foi a guerra na Guiné. As condições difíceis do terreno - florestas pantanosas, savana densa, marés que as inundam por completo- e o facto do Exército não estar preparado para suportar esse clima, tornava qualquer missão arriscada e perigosa.

Esta história retrata uma possível missão ao Senegal, território vizinho, onde estariam aquartelados os rebeldes (PAIGC). Qualquer incursão ao país vizinho poderia causar um incidente diplomático pelo que estas missões eram mantidas em profundo segredo.

Uma graphic novel para reler. Uma compra a efetuar na Feira do Livro do próximo ano! 

Terminado em 3 de Setembro de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

Guiné, Dezembro de 1972.
Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranóia e pelo cansaço, esta missão aparentemente simples vai transformar‑se num verdadeiro pesadelo.
Embrenhados na selva, estes homens terão de confrontar sucessivos demónios – os da guerra e os que trouxeram consigo.

Cris

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Comecei a ler novelas gráficas há poucos anos e fiquei rendida. Há umas muito boas!

      Eliminar
  2. Um título muito interessante. Acredito que seja um bom livro de ler
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Como já referi este não é um género literário que chame por mim. Contudo, tenho-me apercebido que tem vindo a captar cada vez mais leitores. Pode ser que a próxima seja eu :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não me fascinam coisas sobre vampiros :))
    -
    Palavras Soltas...

    Beijo, e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar