Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

"Herança" de Vigdis Hjorth

O título desta obra não foca o cerne da questão principal aqui retratada mas é precisamente devido a uma herança deixada a quatro irmãos (em que dois desses irmãos são preteridos em favor dos restantes), que um facto traumático (re)surge numa família. É, pois, devido a uma herança desigual que é desenterrado um drama que afastou e dividiu os membros dessa família.

A acção decorre lentamente. O assunto de fundo mexe com os traumas/ acusações que a protagonista não esquece nunca e que a leva a cortar relações com alguns membros da sua família. A autora norueguesa pegou num assunto que, pelo que li, tem muito de pessoal, e que aborda feridas antigas, sentimentos de culpa, mágoa e dor. Ódio e repulsa.

O leitor pressente o que se terá passado e que faz com que Bergljot, a narradora, se sinta traída pelo pai, pela mãe e até pelas irmãs. Bergljot vive a sua vida, tenta esquecer primeiro, depois superar esse acontecimento através de terapia, afastando-se da sua família. Mas os laços familiares são difíceis de cortar completamente e a herança é o ponto da discórdia que a leva a mergulhar de novo nos traumas de infância.

Confesso que teria preferido que a trama decorresse a um ritmo mais rápido pois senti repisar o mesmo assunto mais vezes que gostaria. Mas considero importante a abordagem feita sobre as heranças emocionais que os traumas de infância podem acarretar. Há heranças emocionais carregadinhas de ódio, rancor e medo. Difíceis de ultrapassar. Muito diferentes das heranças materiais, porque mais pesadas. 

Terminado em 4 de Dezembro de 2021

Estrelas: 4 *

Sinopse

Quatro irmãos. Duas casas de férias. Um segredo. Há vinte anos que Bergljot se mantém fora da órbita da família, mas, quando uma disputa em torno do testamento dos pais sobe de tom, ela não poderá ficar calada. Ambos vivos, os pais decidem deixar duas casas de veraneio às suas irmãs, deserdando de uma parte importante do património da família os dois filhos mais velhos. Visto de fora, este é um simples caso de favoritismo. Bergljot, que vive desde a infância com um segredo terrível, faz contudo uma leitura diferente: para ela, esta é a derradeira estocada para acabar com a verdade, o último insulto às vítimas.

Herança é um romance lírico sobre trauma e memória, sobre sobrevivência e força. Controverso, caminhando entre realidade e ficção, este foi um dos maiores êxitos da literatura norueguesa dos últimos anos, granjeando a Vigdis Hjorth múltiplos prémios e traduções da sua obra para mais de vinte línguas.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário