Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 320
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04297-2
Colecção: MARCA D'ÁGUA
Bem escrito, este romance. Mantém-nos no suspense, como se estivéssemos num tempo que parou, um tempo de espera, sentimos que algo vai acontecer a Michael e a Paula, protagonistas desta história...
O presente é intercalado com o passado. Viramos as páginas com a sensação de que é na seguinte que se vai dar "o desastre"!
Transparece neste romance toda a pesquisa que a autora realizou sobre temas que vão desde as técnicas da pintura e ilustração, passando pela guerra colonial na Guiné Bissau e pela recente guerra no Afeganistão, como também por hábitos culturais, que ainda subsistem, que inferiorizam a mulher face ao homem, como por exemplo: o impedimento de serem tratadas por médicos-homens e a excisão de meninas. Temas actuais que nunca é demais lembrar.
Gostei muito!
Terminado em 1 de Agosto de 2010
Estrelas: 4*
Sinopse
Esta é a história de Michael e Paula, cujas vidas se vão desenrolando em paralelo, numa pequena aldeia de França e numa base internacional no meio do deserto tajique, separados por quatro meridianos e cinco mil quilómetros de distância.
Uns meses depois do 11 de Setembro, Michael Adam, piloto da Força Aérea francesa, é enviado para o Afeganistão no âmbito da luta contra o terrorismo. Passados quatro anos, parte novamente em missão, mas desta vez com plena consciência da natureza letal do seu trabalho. É com o inquietante pressentimento de que poderá não regressar a casa que se despede da mulher, Paula, e do filho recém-nascido. Atirada para um mundo sem homens, Paula é obrigada a tornar-se mãe solteira e a criar laços de amizade com o heterogéneo grupo de mulheres que a rodeia e que vive ao ritmo do toque do telefone - até ao dia em que as linhas ficam mudas…
Baseado em quatro personagens profundamente humanas e complexas - o piloto estranhamente supersticioso com licença para matar, a sua mulher artista e impressionável, a sogra africana, sábia e marcada para toda a vida, e o sogro amargo que carrega um pesado segredo dos seus tempos de guerra na Guiné-Bissau -, A Lucidez do Amor é um romance inquietante e cheio de suspense, que questiona o significado do amor, explorando as diferenças que nos separam uns dos outros, mas que podem também unir-nos irrevogavelmente.
O livro que estás a ler já o li e adorei.
ResponderEliminarmuitos dos que cá vi também já li.
Obg pela visitinha volta sempre.