Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 5 de abril de 2022

"A Breve Vida das Flores" de Valérie Perrin

Este  livro vai directamente para os meus livros favoritos do ano. Não tenho dúvida alguma sobre isso.

Primeiro porque o enredo conquista logo ao fim das primeiras páginas. É  completamente diferente daquilo que já li e foi uma das coisas que me encantou. A sua originalidade. 

Depois, a forma delicada como é tratado o tema que serve de pano de fundo (a morte), faz com que o leitor a "entenda", tanto quanto se consegue entender tal fenómeno. Não é tratada de forma melodramática mas a autora consegue com mestria transmitir uma percepção real da dor da perda.

A personagem principal é maravilhosa. A frágil e corajosa Violette.

Analepses constantes poēm-nos a par dos segredos do passado de Violette e das restantes personagens que giram em torno dela tanto mansamente como tempestivamente. Julian, Sacha e Phillipe, os homens da sua vida.

As revelações são feitas com parcimónia. Algumas vezes delicadamente, outras com uma fúria devastadora que nos interrompe a leitura e nos faz voltar atrás. Tudo encaixa e as surpresas vão até ao final. Não há momentos desinteressantes, tudo se completa, tudo mantém o leitor preso.

Para ler obrigatoriamente!

Terminado em 31 de Março de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

Violette Toussaint é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. A sua vida é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar, toda a tristeza pela morte da sua filha vêm ao de cima. É tempo de descobrir o responsável por aquela tragédia.

Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros. «Um romance maravilhoso.»

Cris

11 comentários:

  1. Decerto um livro muito interessante de ler
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Gostei desse livro.

    Boa Tarde. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela sugestão. Já encomendei o meu.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, Cristina! Como já disse há tempos, sigo o seu blogue e gosto muito! Segui a sua sugestão para este livro, como há o fiz noutras alturas, mas este realmente merece um destaque especial, tal é a mestria da obra, é tão bonito e leve na forma como aborda o nosso fim! Fiquei com vontade de ser como a Violette, boa pessoa…(bom, eu acho que sou 😁) mas daquela forma tão especial da personagem! Não sei se a profissão e fictícia ou se existe mesmo em algum lado, mas para quem gosta de sossego 😆…tenho a mania de visitar cemitérios e observar as lápides, desde criança, tamanho é o respeito que tenho pelo “fim”. Obrigada pela opinião tão sincera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Trata-se por tu, pf. Ainda bem que gostaste e obgda pelas tuas palavras. Foi uma opinião feita de rajada tal foram as emoções que este livro me fez sentir. Tão bom qdo isso acontece, não é?

      Eliminar
  5. Obrigada eu Cristina! Adoro o blogue e a s tuas opiniões ( o tu custa-me 😆 porque a admiração pelo que dizes é muita). Obrigada por estares desse lado e contribuir para a minha felicidade sugerindo livros, que de um modo geral, me agradam tanto como a ti. Eu tenho mesmo paixão por livros, portanto, qualquer coisa que digas que me atraia ou acrescente emoção, aprendizagem, estou na busca da leitura. Para mim é mesmo uma terapia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei sem jeito agora, Ana. Obgda. E que bom poder dar nome às tuas palavras!

      Eliminar