Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

"O Inverno do Desenhador" de Paco Roca

Gosto muito das graphic novels de Paco Roca. Gosto das histórias que cria e de como as ilustrações as completam. Já li Rugas, A Casa, O Farol e o Jogo Lúgubre e os dois volumes de Os Trilhos do Acaso. Os dois primeiros foram os meus favoritos e este Inverno do Desenhador foi o que menos me interessou pela história retratada.

Baseou-se numa história verídica sobre uma equipa editorial na Espanha franquista que, muito embora não tenha tido o sucesso esperado, foi significativo pelo esforço e pela luta encetada tendo ficado para a história editorial espanhola. 

Mas como já li mais GN de Paco Roca e posso comparar, posso dizer-vos que as histórias dos meus livros preferidos dele me tocaram mais... De qualquer forma, tenho ouvido maravilhas desta GN e não dou o tempo como perdido.

Terminado em 28 de Agosto de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

Um dos mais premiados autores espanhóis da actualidade, Paco Roca começou a sua carreira na década de 90 nas revistas "El Vibora" e "Kiss Comics", mas a consagração surgiu com o premiado "Rugas", adaptado à animação num filme que mereceu o Prémio Goya e lhe valeu um lugar cimeiro na história da BD espanhola que está na base de "O Inverno do Desenhador".

No Inverno de 1957, cinco dos mais populares desenhadores da editora Bruguera decidem abandonar a editora para criarem a revista "Tío Vivo" e tornarem-se os seus próprios patrões. Uma aventura na edição independente que teria vida curta, mas que lançou as raízes para a actual BD de autor, que Roca relata com grande rigor, nostalgia e sensibilidade.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário