Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

"O Tesouro" de Selma Lagerlöf

Desde há uns tempos que tenho andado muito curiosa com outro livro desta autora sueca mas decidi começar por este porque para além de ser bem pequeno também me possibilitaria ficar a conhecer a sua escrita.

Num arquipélago na Suécia, mais propriamente em Marstrand, no tempo do rei Frederico II, vivia um homem, Torarin de seu nome, peixeiro pobre que devido a um braço aleijado não conseguia pescar. Ganhava a vida vendendo peixe seco e salgado no continente. Viajava bastante, portanto. Numa dessas viagens sempre acompanhado do seu cão Grim, com quem ia conversando pelo caminho, foi referindo ao seu companheiro que, tendo o mar congelado, os barcos não poderiam passar. Para saberem novidades, iriam fazer um desvio ao presbitério de Solberga.

A trama adensa-se a partir daqui. Uma carnificina terá lugar e ela desperta no leitor alguma surpresa. Mais intrigante este enredo se torna porque alguns elementos sobrenaturais são introduzidos o que vai deixar o leitor mais curioso. Uma personagem feminina vem completar sobremaneira o enredo e espicaçar a imaginação do leitor.

Romance publicado originalmente em 1904, creio que foi uma boa introdução para outros romances das autora. Leitura que gostei de fazer e que se faz rápida.

Terminado em 22 de Agosto de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

Um romance fantasmagórico inovador e moderno que se tornou um clássico da literatura europeia Na pequena cidade costeira de Marstrand, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: o mar congelou até ao largo e já não há passagem para barcos e navios, só gelo espesso e rijo por todo o lado. Três soldados, mercenários escoceses, aguardam que a galeaça que os levará de regresso a casa desencalhe para partirem com um misterioso baú.   Publicado originalmente em 1904, pouco antes de A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, com o qual partilha vários elementos do fantástico, O Tesouro, ambientado na Suécia do século XVI, é uma história de fantasmas, de vingança e justiça sobrenatural, um romance inovador e moderno, que subverteu o género gótico, lançando temas precursores à época, como o do feminismo. 

Cris

1 comentário:

  1. "Elementos sobrenaturais"; "romance fantasmagórico"; "elementos do fantástico"...não sei se este livro se enquadra nos meus gostos literários (o que não quer dizer que não possamos ser surpreendidos pela positiva).

    ResponderEliminar