O fio condutor deste livro é a música peruana, como refere a sinopse. Dado não conhecer praticamente nada sobre o assunto, achei que seria interessante mergulhar neste romance. O personagem principal, Toño, é um estudioso e apaixonado pela música crioula. Escreve artigos sobre isso, é professor esporádico numa faculdade e... ganha mal. A sua mulher desdobra-se em múltiplos trabalhos para poderem viver e sustentar as duas filhas do casal.
Toño, depois de ouvir por acaso um músico que nunca tinha ouvido falar, Lalo Molfino, fica maravilhado pelo seu desempenho que acha absolutamente excepcional e tenta saber mais sobre o mesmo. A sua morte leva-o a uma espiral de acontecimentos, no mínimo desastrosos, que o levam ao extremo, tanto física como psicologicamente. Toño pretende demonstrar que a música crioula tem um forte impacto na unificação do seu país, o Perú, ajudando a aproximar as pessoas e a combater o racismo, a diminuir as diferenças sociais e económicas. Decide escrever um livro sobre o músico e sobre a sua teoria.
Alguns assuntos abordados com mestria que me tocaram deveras:
Toño sofre de ataques de pânico e a sua evolução é marcante; uma forte crítica social e referências ao Sendero Luminoso que me fizeram pesquisar sobre o assunto e enriquecer-me; a insatisfação constante de Toño e a sua necessidade doentia de recomeçar tudo de novo vezes sem conta fez-me refletir sobre a instabilidade da mente humana e a utopia.
Terminado em 11 de Julho de 2024
Estrelas: 4*
Sinopse
Parece ser um livro interessante.
ResponderEliminar