Será que um grande amor vence a morte? Será que duas almas podem encontrar-se muitos séculos depois para celebrarem de novo a sua paixão?
Aceitar a premissa que está por detrás deste romance não foi tarefa fácil para mim mas acabei por sucumbir às duas histórias, à forma como são narradas, sobretudo a que se passa no séc. XVI, aos pormenores tão bem construídos, fruto duma investigação cuidada. Adorei saber das crenças, das lutas entre senhores feudais pelo poder, das injustiças cometidas, que povoam parte deste romance.
A escrita, para mim, foi fluída, sem momentos mortos, parados. Como referi, gostei mais da história passada em 1585. Quando surge, traz uma veracidade que a história anterior, passada nos nossos dias, não possui. Fiquei presa, literalmente, à história de Brianda e Corso, aliás às histórias das duas Briandas e dos dois Corsos.
Os personagens estão bem construídos. Observar que um mesmo personagem tem o seu lado mau e o seu lado bom, tal qual os humanos e que pode, inclusive, possuir um lado muito mau e um lado muito bom, é sempre de degustar com prazer.
Pelo meio, uma questão histórica que, mais uma vez, envergonha o Homem. As perseguições feitas às mulheres que eram acusadas de bruxaria. Por qualquer coisa. Por nada, apenas! Na base deste romance um facto verídico: em 1592, a morte de 24 mulheres, em apenas dois meses, acusadas de bruxaria e enforcadas após tortura e confissão forçada. A comprová-lo, uma lista com os seus nomes encontrada em 1980, na província de Huesca, nos Pirenéus em Espanha.
Mesmo não acreditando na premissa em que se baseia o livro (possibilidade de reencarnação, da regressão a vidas passadas) gostei muito desta obra. Pela escrita da autora que convence o leitor, que me convenceu a mim. Mas, de qualquer forma, é bom imaginar que o amor pode suprir barreiras, mesmo as que o tempo traz, mesmo as que a morte impõe, não é? Gostei muito e recomendo!
Terminado em 27 de Fevereiro de 2019
Estrelas: 5*
Sinopse
O passado e o presente estão entrelaçados nesta história de amor eterno, onde a sombra da bruxaria e a ganância do homem são derrotadas pela paixão de uma mulher que transcende o espaço e o tempo.
Brianda, uma jovem engenheira, deixa uma vida agitada em Madrid para regressar temporariamente à sua casa de infância, situada numa aldeia fria e isolada nos Pirenéus. Aí algo a impele a explorar as suas raízes e a descobrir um segredo de família e um novo interesse amoroso, o enigmático Corso, que desafia o destino ao restaurar a mansão negligenciada que herdou. O mistério adensa-se quando Brianda descobre outra mulher com o mesmo nome nos arquivos da aldeia, uma mulher que viveu quatro séculos antes e desafiou convenções. Numa terra convulsionada por guerras, vinte e quatro mulheres foram acusadas num dos episódios mais dramáticos da história da feitiçaria espanhola. Entre elas está Brianda, que se torna um alvo e faz uma promessa ao seu verdadeiro amor, uma promessa que pode não viver para cumprir.
Cris
Olá querida!
ResponderEliminarSempre ótimas críticas. Gostei do que escreveste, tanto quando fiquei curiosa em relação ao livro. Beijocas
Obgda prlas tuas palavras Marisa! Esta foi uma leitura que me deu realmente muito prazer, mesmo tratando-se de um tema com o qual não estou muito confortável. A escrita faz a diferença toda, percebes? Beijinho
Eliminar