Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

"Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos" de Olga Tokarczuk

Uma querida amiga já me tinha feito um reparo sobre este livro. Que era muito bom. Mas todos sabemos que as expectativas fazem, muitas vezes, gorar o prazer que sentimos com um livro. O facto da autora ser um Nobel fazia-me torcer o nariz... Leituras complicadas e densas não estavam nos meus planos ao terminar o ano. E convenhamos: Que título é este???

Comecei a ler com as expectativas em baixo. Vou-vos contar: achei uma leitura fabulosa. A escrita é simples mas atrativa. Ou melhor, a autora faz-nos parecer que deve ter pegado na caneta e escrito sem parar. Se pensarmos um pouco, verificamos que talvez não tivesse sido assim. 

E a personagem? Nalguns aspectos fez-me lembrar o livro Stoner com o seu protagonista que parece nada ter de interessante para conhecer e, no entanto, nos cativa e prende à primeira. Mas esta senhora com um nome complicado que já não recordo (que importa isso?) é fantástica. Ultrapassa em muito na sua complexidade interior o protagonista do livro referido. 

Com uma vida desinteressante, perdida numa aldeola polaca com poucos habitantes, sobretudo nos rigorosos invernos, esta senhora não pára de nos surpreender! Aos pouquinhos vamos conhecendo a sua vida passada (mais rica do que seria de supor) e as suas ligações com o presente. As outras personagens vão entrando devagar nesta história e vão constituir um circulo de amigos chegados. Na verdade, o leitor será um desses amigos, tão próximo se vai sentir dessa velhota excêntrica e que muitos tomam por maluca!

Com uns assassinatos pelo caminho e mistérios daí decorrentes, esta trama não pára de nos surpreender. O volte face final faz-nos agarrar às últimas páginas, confesso que com as entranhas um pouco revolvidas, mas sem por isso deixar de torcer por esta velhota simpática!

Terminado em 29 de Dezembro de 2020

Estrelas: 6* 

Sinopse

Numa remota aldeia polaca, a excêntrica Janina Duszejko, professora reformada, divide os seus dias a traduzir a poesia de William Blake e a observar os sinais da astrologia, fazendo por manter-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere; mas a pacatez dos seus dias vê-se interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local. Certa de encontrar respostas, Janina decide lançar-se na investigação do caso, chegando a uma estranha teoria que espalhará o terror pela comunidade. 

Sob a máscara de policial noir ou fábula macabra, Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos é um romance mordaz e desconcertante que questiona a nossa posição acerca dos direitos dos animais e responsabilidade sobre a natureza, bem como todas as ideias preconcebidas sobre a loucura, a justiça e a tradição. 

Cris

5 comentários:

  1. Olá Cris,
    Foi isso mesmo que eu senti, um autêntico page turner. Gosto sempre de conhecer os Nobel e comprei-o assim que saíu - e vou querer ler mais livros dela.
    Um bom ano, com muito boas leituras!
    Beijinho.
    🦌

    ResponderEliminar
  2. Olá Cris
    Tenho andado a evitar ler este livro mas após ler a tua opinião, vou ter mesmo de lhe pegar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler a opinião...deixou-me curiosa.

    ResponderEliminar