Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2019

"O Tempo Entre Costuras" de Maria Dueñas

As minhas 5 e 6 estrelas diferem sobretudo porque os livros a que atribuo 6* possuem um toque que os diferencia. Algo como, por exemplo, a parte histórica muito bem enquadrada na ficção, um final surpreendente, um murro no estômago a meio da leitura que implica um volte face no enredo... Um "je ne sais quoi" que se traduz numa leitura fantástica. Às vezes acontece o inesperado: durante quase toda a leitura do livro ainda não sei se dou 5 ou 6 estrelas. E é no final que a "coisa" se dá! Com isto quero dizer que considero os livros a que atribuo 5* muito bons mesmo. Os de 6* têm "aquele gostinho especial" que os diferenciam, segundo o meu ponto de vista.

Foi isso o que aconteceu com este livro. Demorei quase 2 semanas a lê-lo porque para além das suas muitas páginas, da letra pequena e compacta, passei algum dos meus momentos livres na FLL. O tempo foi, pois, escasso. Durante a leitura o sentimento que perdurou em relação a esta leitura foi o de um prazer muito grande por sentir que estava a ler uma leitura completa, onde a ficção se mescla com a realidade, com a própria História. Personagens fictícios ao lado de personagens verídicos da História. 

O personagem principal é uma mulher, Siri, espanhola, que se vai tornando cada vez mais forte com o desenrolar do enredo e acaba por ser alguém que toma o seu destino nas mãos e luta para que se altere a sina que lhe cabia em sorte dada a sua inocência e ingenuidade ao confiar num amor que não a merecia. Uma mulher que se transforma aos olhos do leitor, que cresce enquanto personagem e a quem passamos a admirar. As vicissitudes fizeram-na mais forte, independente. Uma lutadora. Não apenas pelos seus desejos mais pessoais mas também por ideais mais profundos, que a fizeram estar ao lado de quem julgava que iria trazer para Espanha um bem maior. Através do que sabia fazer melhor - costurar - soube erguer-se e lutar por um mundo que queria mais justo. E quem diria que através dessa arte poderia infiltrar-se em certos ambientes e ... 

O enredo passa-se maioritariamente em Espanha e Marrocos com uma breve passagem por Portugal. Primeiro a Guerra Civil Espanhola, seguida da II Guerra. Há sempre tanto a aprender com alguns pormenores que desconhecemos! 

Gostei muito do final deste livro que, embora possa ser considerado como "um final feliz", faz algumas considerações sobre o destino dos personagens que existiram na História e deixa em aberto as várias hipóteses do que poderia ter acontecido aos personagens fictícios num futuro mais longínquo. Não há um "e foram felizes para sempre" que me agradou especialmente. A vida assim é, uma incógnita. 

Recomento sem reservas.

Terminado em 8 de Junho de 2019

Estrelas: 6*

Sinopse
«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.

Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

Cris

2 comentários:

  1. Que bom que é quando encontramos um livro 6*. Mesmo!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim os de 6* possuem qq coisa diferente, um toque q mtas das vezes é algo subjectivo q os diferencia... bj

      Eliminar