Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

"O Céu Numa Gaiola" de Christine Leunens

Esta obra tem, para mim, duas partes distintas. A primeira achei mais verosímil e traduz uma realidade vivida pelas crianças e jovens alemães durante a II Guerra. A lavagem cerebral que lhes era dada na escola e que acabava, muitas das vezes, por separar as famílias sobretudo se os pais não fossem coniventes com o regime hitleriano.  Separação física, porque os treinos e a guerra assim o "exigia" mas, principalmente, separação em termos de ideais e escolhas. Palavras  e conceitos  como "eugenia", "esterilização" e "morte" passaram a fazer parte do vocabulário de jovenzinhos.

Johannes, a personagem principal e, também o narrador, foi transformado num pequeno Hitler, fanático e  completamente alheado dos princípios básicos pelos quais um ser humano se deve reger. Gostei muito de ler esta primeira parte do livro, de conhecer, através das palavras do autor, este desenrolar da mente humana, de verificar como através dos ensinamentos errados o Homem fica destituído de valores como a equidade e igualdade, transformando-se num pequeno monstro.

A segunda já me foi mais difícil de entender e aceitar. Quando parecia que, afinal, a mente humana não pode sucumbir à maldade, eis que esta se revela em todo o seu esplendor! Johannes alucina completamente depois da guerra terminar. Esta parte deixou-me desconfortável, e foi-me difícil de acreditar que tivesse semelhanças com a realidade! Talvez porque a minha visão do que é um Homem ainda seja ingénua? Prefiro pensar que não!!!

Fiquei curiosa porque na capa deste livro vem mencionado que inspirou um filme, Jojo Rabbit. Não tinha ouvido falar nesta adaptação e fiquei expectante em relação às imagens que a tela me revelará. Quero ver o filme para poder comparar com o livro.

E como esta opinião é feita a quente, digo-vos para lerem por vós mesmos e depois comentarem aqui o que acharam...

Terminado em 12 de Fevereiro de 2020

Estrelas: 4*

Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, em Viena, Johannes Betzler, um membro fanático da Juventude Hitleriana, é ferido num ataque aéreo. Forçado a viver confinado à casa dos pais, descobre que estes escondem ilegalmente uma rapariga judia. A ideia de uma fugitiva silenciosa e vulnerável a viver por trás de uma parede falsa na sua própria casa horroriza-o. Após a repulsa inicial, cedo Johannes sente-se obcecado por Elsa.

Subitamente, os pais desaparecem sem deixar rasto, e Johannes é a única pessoa que sabe da existência de Elsa. Dividido entre a responsabilidade pela sobrevivência da rapariga e a sua lealdade à pátria, a perceção que Johannes tem da realidade começa a dissolver-se no mundo em explosão do Terceiro Reich e no labirinto moral de situações impossíveis.

Focando-se na cosmovisão de um jovem fanático num regime violento e manipulador, este é um romance comovente, perturbador, com alguns laivos de humor negro, que examina as verdades e as mentiras que nos mantêm vivos.

O filme Jojo Rabitt, inspirado no livro O Céu Numa Gaiola, venceu o prémio BAFTA para Melhor Argumento Adaptado.

Cris

2 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar no livro e no filme, mas nunca tinha feito a associação entre os dois.

    ResponderEliminar
  2. Eu desconhecia este filme. Estou curiosa! O livro é desconcertante!

    ResponderEliminar