Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

"O Relatório de Brodeck" de Philippe Claudel

Ponderei uns instantes antes de deixar a tinta fluir com os meus pensamentos em turbilhão. Posto isso, afirmo: Esta foi a minha melhor leitura de 2019 e será um livro que levarei para a vida. Tinham-me dito que era bom, este livro. As expectativas eram, por essa razão, altas. Às vezes isso é o bastante para que a leitura não corra bem. Espero que, com estas minhas palavras, isso não aconteça com vocês. Cheguei ao fim desta obra com o coração cheio! Foi, de facto, um livro ****** estrelas! Nunca tinha lido nada deste autor e, com uma breve pesquisa, fiquei a saber que há muitos mais livros dele para ler e todos com boas referências. Vamos ver! Lerei em breve o Arquipélago do Cão, editado pela Sextante e tirarei algumas conclusões sobre este autor, para mim, até agora, desconhecido.

A trama desta história passa-se num local físico e temporal não definido com clareza. Apercebemo-nos, com o decorrer da leitura, que decorre numa aldeia junto à fronteira com a Alemanha e os acontecimentos têm lugar depois da II Guerra. Brodeck é o escrivão da aldeia e é incumbido (aka, forçado) de escrever um relatório sobre o "desaparecimento" de um viajante que se tinha instalado há pouco tempo na aldeia e sobre o qual ninguém sabia grande coisa. Brodeck desconfia de assassínio.

Paralelamente à escrita desse relatório, ao qual nós leitores não temos acesso, Brodeck vai escrevendo esta história, este livro. É, pois, o narrador e é com o seu olhar atento que vamos descobrindo segredos que envolvem a sua infância, juventude e, mais recentemente, a sua "estadia" num campo de concentração. A narrativa está muito bem escrita e pode, em certas alturas, ferir a sensibilidade do leitor pois alguns aspectos são impressionantes, fortes e intensos. A aldeia e os seus habitantes estão envoltos numa aura de mistério que muito me agradou.

O passado e o presente da história de vida de Brodeck estão bem interligados e são narrados com mestria, dando ao leitor uma perspectiva da época história onde se realizaram esses acontecimentos sem, contudo, os definir concretamente. Segredos que se interligam e que envolvem Brodeck e a sua família (mulher, filha e uma senhora que o criou). Considerações fabulosas sobre a vida, a morte, o poder de uns homens sobre outros, fazem deste livro um dos livros da minha vida.

Um livro para se ter na estante, sem sombra de dúvida! Pena que esteja esgotado…  Este exemplar foi um empréstimo das Bibliotecas Municipais, um serviço que agradeço e aprecio.  

Terminado em

Estrelas: 6*

Sinopse
De regresso à sua aldeia, Brodeck retoma o seu antigo trabalho de escrivão. Um dia, um estrangeiro vai viver para a povoação, mas os seus modos e hábitos estranhos levantam suspeitas; o seu discurso é formal, faz longas e solitárias caminhadas e, apesar de ser extremamente cordial e educado, nada revela sobre si próprio. Quando o estrangeiro começa a retratar a aldeia e os seus habitantes em quadros pouco lisonjeiros mas perspicazes, os aldeãos matam-no. As autoridades, que assistiram impávidas ao linchamento, ordenam a Brodeck que escreva um relatório que branqueie o incidente.

À medida que escreve o relatório oficial, Brodeck passa também para o papel a sua própria versão da verdade numa narrativa paralela. Numa prova ponderada e evocativa, ele entrelaça a história do estrangeiro na sua própria e dolorosa história e nos segredos sombrios que os habitantes da aldeia cuidadosamente escondem. Passado num tempo e lugar não definidos, O Relatório de Brodeck mistura o familiar com o desconhecido, mito e história, num romance poderoso e inesquecível.

Cris









10 comentários:

  1. Olá, pelo título e pela capa, desconhecendo também o autor, não seria uma escolha nada óbvia, aliás, passava-me ao lado de certeza.
    Agora, fica registado ;-).Obrigada Cris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia, foi-me recomendado por dois amigos. Caso contrário tb não pegava nele. Uma pena! Este livro é uma pérola!

      Eliminar
  2. Mora na minha estante :) e está pacientemente à minha espera. Sei que vai ser uma DAQUELAS leituras!!! Também te aconselho A neta do Sr. Linh! Brutalmente doloroso!

    ResponderEliminar
  3. Deixaste-me curiosa com esse livro. Vou ter que o ler... O pior é arranjá-lo.

    ResponderEliminar
  4. Cara Cris, sei que foi dificil a aquisição...
    Gostei muito de ler a sua opinião.
    Tal como a Cris considero-o um livro forte e intemporal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de arranjar do mesmo autor A Neta do Sr. Linh. É fabuloso também!

      Eliminar
  5. Tenho-o na estante há tanto tempo... e ainda não o li. Vou pô-lo de parte para ser uma das minhas próximas leituras.

    ResponderEliminar