Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 19 de novembro de 2019

"Morreste-me" de José Luís Peixoto

É-me muito difícil falar deste livro. Ele traduz por palavras os sentimentos do autor aquando da morte do seu pai. Saber que é um livro baseado num facto verídico e que, muito provavelmente, foi a forma que o autor encontrou para fazer um pouco do seu luto, torna a minha reflexão um pouco mais difícil. 
    Os sentimentos face à morte de um ente querido são algo de muito particular e cada pessoa sente e manifesta-os  de forma diferente. Posto isto, o que senti ao ler este livro nada tem a ver com o que acabei de dizer, ou melhor, os meus sentimentos face a esta leitura nada têm a ver com o respeito que senti ao mergulhar nos sentimentos de perda do autor.
    A escrita é poética o bastante para eu não me rever o suficiente nela. Não é o meu género de eleição e não me senti confortável ao ler o texto. Está bem escrito, sem dúvida, mas não me senti tocada.
    Sei que muita gente tem este livro como referência e as minhas expectativas eram altas em demasia. Gostei sim mas para ser sincera esperava emocionar-me com esta leitura, o que não aconteceu.

Terminado em 2 de Novembro de 2019

Estrelas: 4*

Sinopse
Morreste-me, texto que deu a conhecer o jovem escritor José Luís Peixoto, é uma obra intensa, avassaladora e comovente: é o relato da morte do pai, o relato do luto, e ao mesmo tempo uma homenagem, uma memória redentora.

Um livro de culto há muito tempo indisponível no mercado português.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário