Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

"As Mulheres do Coro de Chilbury" de Jennifer Ryan

A minha primeira reacção foi atribuír 5 estrelas a esta leitura mas, depois, pensando um pouco melhor, decidi dar-lhe 6. Sim, definitivamente vale as 6*. Tem tudo aquilo que gosto num livro. Uma história bem construida e bastante bem enquadrada numa época da nossa História Mundial. Diálogos que prendem, um enredo que entusiasma, personagens bem fortes e marcantes. 

Não há uma personagem principal. Este livro fala-nos de umas quantas mulheres, umas mais novas, meninas até, e outras mais velhas. Diferentes personalidades que a guerra uniu ainda mais e transformou. 

É um romance epistolar. Através de cartas e diários, quatro destas personagens põem-nos ao corrente da história de uma pequena povoação inglesa - Chilbury. Tudo começa com a hipótese de continuação ou não de um coro misto que se viu, com a II Guerra, sem os elementos masculinos. Estamos em Março de 1940 e a história decorre até Setembro do mesmo ano. Não se trata aqui de ler simples cartas, que às vezes se podem tornar aborrecidas! Esquecemo-nos que o estamos a fazer tais são os diálogos reais e vividos! 

São muitas as histórias destas mulheres que se entrelaçam e que vêm salientar a sua importância numa guerra que começou por ser uma guerra de homens e onde elas passaram de um papel passivo na sociedade para um papel bem diferente e determinante. A união, a coragem, a força, a perda, o luto que tiveram de arranjar e ultrapassar. Bem retratado aqui nestas páginas que se devoram num ápice!

Gostei do final. Um misto de cor-de rosa e de uma cor que signifique o incerteza no amanhã. 

Quanto mais penso neste livro mais razões encontro para o aconselhar! Adorei estas personagens/mulheres com os seus defeitos e qualidades que aprenderam de uma forma dura a crescer, a mudar e a transformar-se. A união contra um mal maior. O retrato elaborado pela autora destas mulheres está espectacular!

Terminado em 28 de Setembro de 2019

Estrelas: 6*

Sinopse
Kent, 1940. Chilbury, uma idílica povoação inglesa, vê os seus homens - maridos, filhos, irmãos - partirem para a guerra. Entregues a si próprias, as mulheres da aldeia confrontam-se com uma outra batalha: salvar o coro local que o pároco decidiu encerrar, para, através do canto, desafiarem o grande conflito que se trava na Europa. e com esse objetivo juntam-se à carismática Miss Primrose Trent, professora de música recém-chegada a Chilbury.

Entre elas, destacam-se Mrs. Tilling, uma viúva tímida; Venetia, a sedutora da aldeia; Silvie, a jovem refugiada judia; Edwina, uma parteira pouco escrupulosa que procura fugir de um passado sórdido. Bisbilhotices, ciúmes, medos, angústias, amores secretos marcam este romance inspirador e profundamente comovente que explora o modo como uma pequena comunidade consegue enfrentar as vicissitudes e os horrores de uma guerra violenta e destruidora.

Entre risos e lágrimas, e inspirando-se nas prodigiosas histórias que lhe contava a avó, que viveu no período da 2ª Guerra Mundial, numa pequena aldeia de Kent, Jennifer Ryan explora as almas deste coro que nenhum leitor jamais irá esquecer.

Um pequeno tesouro, inteligente e com um humor tipicamente britânico. 

Cris

4 comentários:

  1. Olá minha querida.
    Estou a ficar cada mais mais interessada nos livros que têm surgido sobre a Segunda Guerra Mundial. Este parece ser mais um daqueles que ficará na memória.
    Obrigada pela dica!
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foca-se maioritariamente nas mulheres e como elas se tornaram uma força poderosa nessa altura de cruse. O tema dos campos de concentração é tocado só ao de leve. Goatei muito!

      Eliminar
  2. Olá Cris,
    Parece muito interessante. Pelo que escreveste faz-me lembrar a Leslie Pearse mas a várias vozes, será assim?
    Bjs

    ResponderEliminar