Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 27 de maio de 2019

"Um Instante de Amor" de Milena Agus

Peguei neste pequeno livro um pouco por acaso. É livro para ser lido num dia e era isso que precisava para entrar num projecto de leitura que corre por aí - "A ler vamos chamar a primavera". Quase com o prazo a terminar nada melhor que ler um livro de 90 páginas. Assim, não sabia para o que ia e nem sequer tinha lido a sinopse. Às vezes, estas leituras surpreendem-nos.

Confesso que a surpresa deste livro está nos dois últimos parágrafos. Até lá a história é engraçada mas não mexe com o leitor. O narrador é uma neta que relata a história da avó que já faleceu e de quem ela gostava muito. A avó é apresentada como alguém que toda a vida não foi compreendida e até foi vista e tratada como tendo alguma doença mental. Casou tardiamente, sem amor, e não conseguiu levar avante várias gravidezes, o que não a deixava bem vista perante os outros. Numa ida a umas termas conheceu o seu grande amor. Ou será que não?

O click é dado no final destas páginas, como referi. Há todo um sentido diferente que apanha o leitor desprevenido e dá, de igual modo, um sentido diferente a toda esta história e que deixa um gostinho bom no coração do leitor. No meu, pelo menos, deixou.  Foi a cereja que faltava no cimo do bolo.

Terminado a 20 de Maio de 2019

Estrelas: 4*

Sinopse
Um Instante de Amor conta-nos a história de uma mulher extraordinária que viveu em Cagliari, na Sardenha, durante a Segunda Guerra Mundial. A rigidez e os preconceitos do meio onde nasceu não se compadecem com a sua natureza sonhadora e romântica. Embora seja extremamente bonita, os homens estranham-na, e o amor teima em fazer-se esperar. Atormentada pelo desejo que um casamento de conveniência não aplacou, reinventa a sua própria vida, num rasgo de erotismo e poesia, belo e assombroso como o próprio romance que deslumbrou a Itália e a França e veio confirmar Milena Agus como uma voz única, deliciosamente irreverente, da actual narrativa italiana.

Uma história arrebatadora que ganha nova vida no cinema com Marion Cotillard, Louis Garrel e Alex Brendemühl.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário