Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

"A Minha Prima Rachel" de Daphne du Maurier

Depois de ter lido A Casa da Praia e de lhe ter dado 6 estrelas, dei comigo a pensar, a meio desta leitura, que muito provavelmente, esta obra, A Minha Prima Rachel, era merecedora de mais. Prestes a chegar ao final, obriguei-me a ler lentamente, palavra por palavra, impedindo o desejo louco de saltar parågrafos de modo a chegar mais rápido ao final... As minhas suspeitas nāo eram infundadas! Esta obra merece as minhas 6 estrelas ou mais ainda.

A escrita de Daphne du Maurier pautou-se por um aprofundamento psicológico das personagens que me encantou deveras. A história é-nos contada, na primeira pessoa, por Philip, um jovem prestes a fazer os 25 anos, que se vê envolvido no desaparecimento de um primo que o criara desde pequeno e a quem ele amava. Um casamento surpresa, uma doença suspeita, uma carta que mais nāo é do que um SOS, e está lançado o mote para um romance arrebatador que leva o leitor a suspeitar, junto com Philip, das mais intrincadas teias e intrigas elaboradas pela prima Rachel, recentemente casada com o primo deste.

Se umas vezes apetece abanar Philip, outras caímos, também nós, nas teias desta prima de carácter tāo dúbio e tāo díspar. Senti-me completamente à mercê da escrita de Daphne, que me levou para onde quis, odiando ou concordando com Philip, criticando-o ou aplaudindo-o as suas acçōes

Um livro que vāo devorar! Leiam para ver!

Terminado a 25 de Janeiro de 2019

Estrelas: 6*

Sinopse
Sem sequer nunca se terem encontrado, Philip odeia Rachel, com quem Ambrose, seu primo, casou durante uma estadia em Itália. E quando este lhe escreve e lhe transmite a suspeita de que a mulher o quer envenenar, Philip não sente quaisquer dúvidas. Ambrose morre em circunstâncias pouco claras e Philip jura vingar a sua morte. Semanas depois, Rachel visita-o na sua propriedade da Cornualha, e a animosidade que Philip sentia por ela vai dando lugar a um fascínio incontrolável. Quem é Rachel afinal? Uma mulher realmente apaixonada? Ou movida por interesses pessoais? Daphne du Maurier confirma com esta obra o seu enorme talento para escrever histórias com uma grande riqueza narrativa, suspense e intriga permanentes e uma apurada caracterização das personagens. A Minha Prima Rachel é um romance clássico, cativante, com uma escrita belíssima.

Cris

6 comentários:

  1. É o meu preferido do que li da autora, até agora. Gostei muito do livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Personagens muito bem construídos a nível psicológico, Barbara. Também gostei muito!

      Eliminar
  2. Ainda não li (mea culpa) nada desta autora, mas pretendo remediar isso o quanto antes, seja com este, com o outro que mencionas ou com Rebecca! Venha um deles da biblioteca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ainda não li o Rebecca e já habita há algum tempo cá nas estantes... beijinho

      Eliminar
  3. Onde você encontrou o livro para comprar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mari, aqui em Portugal foi reeditado pela Editorial Presença e há em qualquer livraria física ou na net (Fnac, wook). Beijinho

      Eliminar