Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

"Luanda Lisboa Paraíso" de Djaimilia P. Almeida

Com uma escrita algo poética este é um livro perfeito para quem quer tomar conhecimento de uma história de uma forma suave e delicada, mesmo que por vezes ela, a história, tenha contornos de uma certa violência e agressividade. 

Para mim este tipo de escrita tem efeitos opostos. Se por um lado faz-me sonhar, por outro tendo a dispersar-me e requer uma atençāo mais reforçada da minha parte. A sensaçāo que fica em mim é um pouco agridoce, pois gosto muito de ler livros com uma escrita escorreita e, aqui, isso nāo me foi possível. Contudo, o prazer final é recompensador do esforço feito, da atençāo redobrada. 

Mas esta é uma história triste, eu achei. Marcada por acontecimentos fortes e algo trágicos, a história de Cartola e Aquiles, pai e filho, nascidos em Luanda e vindos para Lisboa devido ao estranho calcanhar deste último, é uma história de solidāo, de pobreza mas também de uma amizade que nasce destas duas condiçōes. Uma história triste contada por palavras doces e suaves.

Nāo li a obra anterior de Djaimilia, "Esse Cabelo", mas ouvi falar bem dela no meu grupo de leitura, A Roda dos Livros, e com a leitura deste livro fiquei ainda mais curiosa... 

Terminado em 6 de Dezembro de 2018

Estrelas: 4*

Sinopse
Chegados a Lisboa, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar?

«Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.»

Luanda, Lisboa, Paraíso, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas obscuras, em que esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário