Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

"Nāo Te Afastes" de David Machado

Foi o nome do autor que me chamou a atençāo. A capa, seguida da sinopse fez o resto: tinha de ler este livro! Sim, eu sei que é um livro juvenil e o que eu gosto mesmo, quando nāo se trata de ler livros "para a minha idade", é ler livros infantis. Muitas das vezes devido às imagens e áquilo que com elas podemos ensinar aos miúdos. Mas este livro era do David (nāo o conheço pessoalmente mas permitam-me que o trate assim porque lhe reconheço a escrita) e tinha de o ler.

Oh pá! Gostei verdadeiramente de me embrenhar nesta leitura! Simples, verdadeira e comovente q.b.! Só me imaginava a lê-la a uma criança (se bem que, acredito, um miúdo do final do 2º ano já o conseguisse fazer sozinho) e ver a reacçāo dela às aventuras passadas pelo pequeno Tomás. Imaginaçāo nāo faltou ao autor e nāo foi difícil mergulhar na história muito embora a calamidade nela narrada nunca tenha acontecido em Portugal. 

Gostei da escrita, dos dois narradores existentes (o passado é contado pelo próprio Tomás, revivendo-o intensamente e o presente é narrado na terceira pessoa por um narrador omnisciente), da mudança perceptível da grafia quando se passa de um para o outro, da construçāo do jovem personagem cheio de coragem mas também cheio de dúvidas e de medos. 

Leitura que devorei e que aconselho a quem gosta de ler livros infantis/juvenis. 

Terminado em 10 de Novembro de 2018

Estrelas: 5*

Sinopse
Após a morte do pai, Tomás acredita que, por sua causa, coisas más acontecem; e, para proteger a mãe e os amigos, decide deixar o lugar onde viveu toda a sua vida.
Mas o país é apanhado por um furacão e, de um dia para o outro, o rapaz vê-se no meio de ruínas e inundações, perdido e desesperado. É, porém, no meio da tragédia que encontrará o mais inesperado dos amigos...

"Não te Afastes" é uma história comovente e fascinante sobre o desgosto da perda e o poder curativo da amizade.

Cris

3 comentários:

  1. Parece ser um livros muito bom e acima de tudo com um conteúdo muito interessante.
    Vamos de certeza comprar quando os nossos pequenos forem mais crescidos.

    Obrigado pela partilha!

    Boas leituras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve partes que li em voz alta como se tivesse a ler p uma criança... beijinhos

      Eliminar
    2. Aqui em casa sabemos bem o que isso é porque temos de ler 2, 3 e às vezes 4 histórias por dia! Sempre dramatizando muito.

      Eliminar