Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

"O Mapa de Sal e Estrelas" de Jennifer Zeynab Joukhadar

Uma história com duas histórias contadas em paralelo separadas por oitocentos anos de diferença. Em comum os lugares em que as duas jovens personagens viveram as suas vidas. Em comum também as características psicológicas dessas jovens: corajosas e destemidas. 

Não sei qual das duas me prendeu mais, com qual das duas a empatia foi maior. Creio que o empate aqui se justifica. Ambas possuem personalidades muito fortes e passaram por acontecimentos traumáticos que poderiam ter enfraquecido o seu carácter mas que, em vez disso, o fortificaram. 

Saber que uma das histórias (aquela que pensei ser mais irreal) teve por base alguns factos verídicos, a saber um erudito e cartógrafo, nascido em Ceuta em 1099, que colaborou com o rei Norberto II em Palermo para criar a Tábua Rogeriana, o mapa mais preciso criado até então e um Planisfério de prata, foi uma surpresa para mim e também uma aprendizagem que me agradou muito.

A história mais actual não poderia estar mais em consonância com um problema que aflige actualmente o mundo inteiro, os refugiados sírios. Uma história impressionante que marca quem lê pela dureza e pela indiferença de quem assiste do outro lado...

Terminado em 9 de Outubro de 2018

Estrelas: 5*

Sinopse
Duas raparigas separadas por oito séculos. A mesma história de dor, triunfo e coragem.

Primeiro Nour perdeu o pai. Depois, a casa onde sempre viveu. Reside agora na cidade de Homs, na Síria, para onde a mãe se mudou para ficar mais perto da família. Mas quando um ataque quase as mata, elas são obrigadas a escolher: ficar e arriscar a vida todos os dias, ou fugir novamente. Infelizmente, até a fuga tem os seus perigos e apenas as memórias de sua casa dão esperança a Nour para continuar a caminhar.

Oitocentos anos antes, a jovem Rawiya sabe que tem de fazer alguma coisa para ajudar a sua mãe viúva. Ansiosa por ver o mundo, disfarça se de rapaz e torna-se aprendiz de um cartógrafo a quem foi atribuída a tarefa de criar um mapa do mundo. Rawiya embarca numa viagem épica onde encontra monstros míticos e figuras históricas reais.

Abraçando as ricas culturas do Médio Oriente e do Norte de África, O Mapa de Sal e Estrelas segue a jornada de Nour e Rawiya à medida que percorrem caminhos idênticos, enfrentando o desconhecido e apenas guiadas pelo desejo de finalmente chegarem a casa.


Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário