Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 11 de setembro de 2018

"Desafios Matemáticos Que Te Vão Enlouquecer" de Inês Guimarães

Nunca tinha ouvido falar da Inês. Tal não é de estranhar porque sou da área das "letras" e, embora gostando de matemática, fugi das ciências porque Fisica e Química eram, para mim, algo de intragável... Quando peguei neste livro, apercebi-me que a autora tem um canal no Youtube e fui cuscar.

Confesso que alguns videos foram difíceis de entender sequer o que a Inês se estava a referir... mas o seu entusiasmo, a sua forma de comunicar tão entusiasta e natural e os problemas que ela coloca fizeram-me subscreve o seu canal!

O livro tem uma capa apelativa e está elaborado com muito gosto e atenção. Achei engraçado e oportuno as suas páginas lembrarem um caderno quadriculado! Divertido e colorido. Talvez, se houver mais iniciativas como esta, se consiga desmistificar a matemática e anular o bicho papão que toma conta das crianças quando ouvem falar desta disciplina! Para isso há que ensinar de uma forma descomplicada e se possível divertida e interessate.

Verificar que o nosso dia a dia está cheio de "matemática" e que ela pode ser divertida é o que a autora se propõe com este livro. É dirigido a uma faixa etária muito variada e está escrito de uma forma o mais simples possível, com exemplos de alguns acontecimentos diários onde a matemática está presente sem darmos conta disso...

Está escrito de forma a que possamos abrir uma página e escolher um capítulo e isso agradou-me. Dá para relaxar, divertir e aprender. Descomplicar a matemática. O livro ainda se encontra na minha mesa de cabeceira porque alguns capítulos ainda estão por ler pois tenho feito uma escolha aleatória... Mas já dá para formar a minha opinião!

O livro complementa muito bem o canal do youtube e é realmente muito interessante. Uma boa leitura que recomendo se gostarem de se divertir e aprender!


Sinopse
Vamos aplicar o teorema de Pitágoras ao voleibol de praia? Queres adivinhar o número do cartão de crédito do teu amigo com a ajuda da teoria de números? Descobrir o dia da semana de uma determinada data, ou a idade da vizinha através de um simples cálculo? Queres ajudar a tua avô a fazer um bolo delicioso? Perceber finalmente o que significa o fator dos protetores solares? E chegar à percentagem do amor? Ou resolver o dilema das bolas de gelado? Aprender a dividir uma limonada entre amigos? Pode vir a dar jeito…

Neste livro a youtuber Inês Guimarães, mais conhecida como MathGurl mostra-te como a matemática não é só para os cromos, nem fica fechada na escola. Esta ciência faz parte do teu dia a dia, pode ajudar-te a resolver valentes quebra-cabeças, a fazer um figurão entre amigos e familiares e, claro, é super divertida! Tenta lá resolver estes 51 problemas sem enlouquecer!


Cris

2 comentários:

  1. Bom dia! Não conhecia este livro... Fiquei super curiosa e vou já "cuscar" para ver como é. Como sou professora, deve ter coisas giras e interessantes para, de quando em vez, eles trabalharem a brincar ou vice-versa :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina! Espreita sim. Eu achei giro e engraçado aliar a matemática com a vida do dia a dia. Beij8nho

      Eliminar