Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

"A Casa da Beleza" de Melba Escobar

Apercebi-me que não tinha ainda postado a opinião que fiz deste livro e, por isso aqui vai ela! Foi escrita a quente como perceberão pela emoção nela contida mas, se a fosse escrever hoje, não retiraria nenhuma palavra. Que melhor elogio se pode fazer? 
Colômbia. Bogotá. Ainda está muito presente em mim a sensaçāo de aperto que senti ao acabar de ler as últimas páginas deste livro. E sinto que este final que achei tāo sufocante corrobora em pleno com a ideia que tinha deste país, desta cidade. Corrupçāo, dinheiro sujo e fácil e, sobretudo, uma injustiça gritante que me revolveu o estômago ao terminar esta leitura.
Gostei muito, portanto. Mas, fiquei incomodada. Muito. Queria poder mudar o fim, alterá-lo! Nāo porque ele seja mau, nāo. Para final de um livro está perfeito. Mas porque na vida nāo deviam existir finais assim e, no entanto, eles estāo aí, presentes nos jornais, no mundo. Na vida. E foi isso que me incomodou. Essa semelhança com a realidade. Felizmente, creio, ainda longe deste cantinho do mundo que é Portugal. Espero. Mas muito perto da ideia que tenho desse país.
A sinopse está perfeita. Dá apenas uma pequena ideia do que poderá ser este livro. Pequena, muito pequena ideia. E é isso que é suposto uma sinopse fazer: dar uma leve ideia da trama do livro e nāo revelar de todo o seu conteúdo.
Recomendo!
Terminado a 13 de Maio de 2018
Estrelas: 5*
Sinopse
Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor. Ao chegar, não só consegue trabalho como depiladora n'A Casa da beleza como ainda se transforma na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes - uma jovem, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.

Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?

Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher de um congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.

A Casa da Beleza é uma radiografia descarada de um país em que os ideais sucumbem facilmente perante a corrupção, a injustiça e a cultura do dinheiro fácil. No melhor estilo da novela negra, esta é um,a história que mostra o pior da América Latina de hoje. Tendo por cenário um afamado salão de beleza de Bogotá, o tema de fundo são as relações de poder, desenhadas a partir das vozes de três mulheres que vão tecendo uma trama de histórias para desmascarar uma sociedade construída sobre mentiras.
Cris

2 comentários:

  1. UAU!!!
    Mesmo antes de ler a sinopse já estava com vontade de ler o livro. Que crítica magnífica. Quero ler!!!

    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, obgda pelas tuas palavras! Lê este livro que vale a pena! Beijinhos

      Eliminar