Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 29 de maio de 2018

"O Menino de Deus" de Joāo Carlos da Costa

Esta é uma obra de nāo-ficçāo. É um pouco da história do Joāo e da sua "māe coragem", do seu caminho e sobretudo do que ele tem para nos dizer. O Joāo sofre de transtornos do espectro autista. Tem dificuldades motoras e verbaliza muito pouco. E no entanto, no seu interior, o seu mundo é repleto de palavras e adora os números. 

Confesso que "autismo" era, para mim, uma palavra assustadora. Sobretudo porque pensava que quem sofria dele vivia num mundo completamente à parte e pouco contacto tinha com o "nosso" mundo sendo por isso difícil de atingir, de estabelecer ligaçōes. Ler este livro fez com que deixasse de ter ideias estereotipadas sobre o autismo. Sāo tantas as coisas que o Joāo tem para nos dizer! E que mundo rico possui! E sāo tantas as pessoas que foram tocadas pela sua palavra, pela sua clarividência, que o ajudaram e continuam a ajudar a superar as suas dificuldades...

Saber que essas dificuldades (a quase nāo verbalizaçāo, os seus comportamentos ditos "estranhos") podem ser ultrapassadas e que as mesmas nāo significam que o "interior" do Joāo é um mundo vazio, foi muito esclarecedor e alterou as ideias pré-concebidas que possuía sobre esta doença.

Ler este livro foi um aprender magnífico e por isso as estrelas que atribuí vāo directamente para o Joāo e para a sua māe! 

Terminado em 26 de Maio de 2018

Estrelas: 5* 

Sinopse
Sinto que tenho de dizer ao mundo que, na verdade, os olhos veem, os ouvidos ouvem e o coração sente.

O João Carlos é um menino com autismo que, para surpresa de muitos, incluindo familiares e terapeutas, comunica recorrendo à escrita. Fá-lo sempre com papel e lápis, e com a ajuda da mãe que lhe ampara o braço.

Se a escrita do João em si já é surpreendente, as suas palavras tornam-na ainda mais especial: dão a conhecer na primeira pessoa o que sente quem vive com autismo e transmitem uma mensagem de amor, luz e esperança.

O Menino de Deus, o livro com que o João sempre sonhou, é mais uma vitória no caminho que quer percorrer: dar voz aos que como ele sofrem em silêncio e fazer com que a Humanidade desperte para um mundo melhor.

As palavras de amor que o João quer partilhar não deixarão ninguém indiferente.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário