Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"Mulheres Sem Nome" de Martha Hall Kelly

Este livro é brilhante! Poucas sāo as palavras necessárias para o descrever e este adjectivo "cai-lhe que nem uma luva", como se costuma dizer...

Baseando-se em factos reais mas também em pessoas que de facto existiram e com uma intensa pesquisa histórica sobre sobre a vida de Caroline Ferriday e de Herta Oberheuser, a autora construiu uma trama muito envolvente nāo só sobre uma das épocas mais terríveis da História - o Holocausto - mas também das dificuldades sentidas no pós guerra sobretudo pelos povo polaco. Como é sabido a Polónia, após a acupaçāo alemā, viu-se a braços com um sistema que nāo tinha nada de democrático. O país tornou-se no pós guerra num "estado satélite" do "império soviético", o que impediu que os prisioneiros polacos regressados ao país conseguissem retomar as suas vidas sem medo e com as ajudas necessárias e merecidas.


Um relato impressionante e muito real do que foi Ravensbrück, um campo de concentraçāo exclusivamente  para mulheres e das experiências médicas aí realizadas nas "Coelhas polacas", nome dado a setenta quatro mulheres que serviram de cobaias. 


Uma leitura forte que recomento a todos, sem qualquer reserva. 


Terminado em 23 de Agosto de 2017

Estrelas: 6*

Sinopse

Bestseller do New York Times Nomeado para o Goodreads Choice Award nas categorias de Melhor Romance Histórico e Melhor Estreia de Autor Inspirado nas memórias verídicas de uma heroína da Segunda Guerra Mundial, este romance conta-nos uma história de amor, redenção e de segredos que estavam escondidos há décadas. Vivendo na alta sociedade de Nova Iorque, Caroline Ferriday não tem mãos a medir com o seu cargo no consulado francês e um novo amor no horizonte. Mas o seu mundo muda para sempre quando o exercito de Hitler invade a Polónia em setembro de 1939 – e começa a ameaçar a França. No outro lado do oceano, Kasia Kuzmerick, uma adolescente polaca envolvida no movimento clandestino da resistência, pressente que a sua vida de adolescente despreocupada está a chegar ao fim. Num ambiente tenso e alerta, com vizinhos desconfiados, um passo em falso pode ter consequências terríveis. Para a jovem médica alemã, Herta Oberheuser, um anúncio governamental parece-lhe a melhor oportunidade para construir a sua carreira e deixar a sua vida destruída para trás. No entanto, assim que é contratada dá por si emprisionada num universo de homens, dominado por segredos e pelo poder nazi. As vidas destas três mulheres entram em colisão quando o impensável acontece e Kasia é enviada para Ravensbrück, o conhecido campo de concentração nazi para mulheres. As suas histórias atravessam continentes – de Nova Iorque para Paris, Alemanha e Polónia –enquanto Caroline e Kasia lutam para trazer justiça àqueles que foram esquecidos pela História. Martha Hall Kelly nasceu em Nova Inglaterra, mas tornou-se nómada, dividindo o seu tempo entre Nova Iorque, Atlanta e Geórgia. Trabalhou em publicidade durante muitos anos e criou três crianças magníficas enquanto investigava para escrever Mulheres sem Nome, o seu primeiro livro.
Cris

3 comentários:

  1. Mais um.... Eu venho aqui a este teu cantinho e lá escrevo mais um na wishlist! Mas o tema é o meu preferido, por isso tenho desculpa :D
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Estou a ler. Ainda muito no início, mas a adorar! Paula Saraiva Fernandes

    ResponderEliminar