Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 10 de julho de 2017

"Isto acaba aqui" de Colleen Hoover

Mesmo sem querer tirar o prazer desta leitura e criar-vos expectativas demasiado altas, devo dizer-vos que livro foi uma das minhas melhores leituras deste ano. Já tinha lido alguns dos livros desta autora e, por essa razāo, esperava envolvimento da minha parte porque a sua escrita prende o leitor. Esperava também uma escrita fluída, agradável, que far-me-ia penetrar muito facilmente na história. Por isso nāo foi surpresa quando senti pela personagem principal uma grande empatia. Lily tem um carácter forte, é determinada e facilmente "entramos" nela e na personagem que representa. Tanto que senti verdadeiramente as suas dores e penas.

O tema de fundo nāo é inédito mas nunca é demais falar dele - os abusos e maus tratos domésticos - porque pode ajudar alguém que se encontre numa situaçāo semelhante ou que conhecça alguém que esteja a passar por isso. É um alerta, também. Uma chamada de atenção. No entanto, o que achei espectacular é o facto da autora ter conseguido colocar-se com mestria tanto na situaçāo de abusada e agredida como na situaçāo de observadora ou de alguém exterior mas próximo do agressor e da agredida. Porque é fácil quando se está de fora dizer frases como "nāo sei porque aguenta ela aquilo" ou "eu nunca permitiria que...", mas quando se está apaixonado por alguém que é tudo aquilo que sonhamos (excepto quando se transforma e agride) a coisa torna-se mais complicada. É preciso decidir, pensar um futuro melhor para alguém que amamos mais que a própria vida - os filhos - e tomar as rédeas. 

"Nada é tão preto no branco como pode parecer" mas o que é certo é que quebrar o ciclo de repetiçōes que a agressão envolve (uma pessoa agredida na infância torna-se muitas vezes um adulto agressor) nāo é fácil,  mas é possível. E é esta mensagem que fica e que é de reter.

Recomendo muitíssimo esta leitura!

Terminado em 3 de Julho de 2017

Estrelas: 6*

Sinopse
O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa? Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar um nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.

Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.

Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde? Terá força para interromper o ciclo?

Cris

1 comentário:

  1. Olá,
    Eu já li este livro e também adorei. Pegamos nele e o devoramos, aliás é assim com todos os livros desta autora.
    Este tinha vários temas difíceis, claramente um se destacava. Foi uma leitura sempre com o coração nas mãos.
    Também recomendo este e todos os já publicados.
    À espera do próximo da Colleen!
    ;)


    ResponderEliminar