Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"Desperdício Zero" de Bea Johnson

Creio ser a primeira vez que, ainda sem acabar um livro, venho aqui fazer um post. Pela urgência do tema, sobretudo! Porque o livro que estou a ler não pode ser lido como se de uma corrida se tratasse e sim, com um lapis e papel à mão, lentamente, para apontar todas as dicas das coisas que quero alterar, aos poucos, na minha vida.

Não estranhem, pois, se daqui a uns tempos, voltar a postar sobre este livro. Se vos disser que nunca tinha ouvido falar de Bea Johnson é a mais pura das verdades. Não tinha, mas fiquei fã do seu estilo de vida. Já há muito que tento alterar os meus hábitos alimentares e digo-vos que não é coisa fácil porque (para mim) o açucar é realmente um vício (que mata) e do qual é difícil sair. Basta uma primeira dentada e...

Mas o conceito de Bea não se traduz apenas na alimentação (saudável) mas sim em todo um estilo de vida em prol de um planeta saudável. Um estilo de vida sem desperdícios (o mais possível, claro!). É uma aventura de tentativas e erros mas o importante é nunca desistir! Um guia prático para ter à mão, com muitas soluções que ajudar-nos-ão a poupar, reciclando, reutilizando. Uma ajuda individual ao Planeta Terra, o nosso planeta, uma ajuda que é muito mais do que podemos supor. Um, mais um, mais um, mais um...

Fazer do menos, mais. Comecemos por coisas que nos podem parecer pouco mas que se transformarão em muito se formos muitos também. Um estilo de vida mais amigo do ambiente.

Entrem numa livraria, folheiem este livro e digam de vossa justiça. Não valerá a pena tê-lo na nossa mesinha de cabeceira?

Para saber mais sobre este livro, consultar o site da Editorial Presença aqui.

Terminado em 1 de Novembro de 2016.

 Estrelas: 5*

Sinopse

Que tal implementar em sua casa e na vida uma filosofia de desperdício zero? Com o livro Desperdício Zero, aprenderá a erradicar o lixo da sua vida passo a passo.
A autora demonstra os benefícios que usufruímos de um estilo de vida sem desperdícios: para isso, basta recusar aquilo de que não precisamos, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar tudo aquilo que não podemos recusar.
Deste modo, melhorará o seu estilo de vida, a sua saúde, poupará mais dinheiro e tempo, e proporcionará um futuro melhor para si, para a sua família e para o planeta.
Bea Johnson é a guru do «desperdício zero em casa». A sua filosofia de vida tem como base os cinco cinco “erres”: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e decompor (rot).

4 comentários:

  1. Olá Cris, fiz o que disseste, fui a uma livraria folheei-o e trouxe-o para casa ;-). Ainda só tive tempo para dar uma vista de olhos, um pouco mais demorada, mas concordo inteiramente contigo, vale mesmo a pena tê-lo na mesa de cabeceira. Tem ideias muito boas. Obrigada pela partilha.
    Bjs Cláudia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudia, que bom teres vindo cá partilhar isso! Espero que tires boas ideias e aproveites bem a leitura. Podemos mudar o mundo, mudando as nossas atitudes. Beijinho!

      Eliminar
  2. Olá Cris!!!
    Depois de ler o teu post (na semana passada), fui ler o excerto do livro (que existe na pagina da Editora Presença).
    E fiquei fascinada. No fim de semana, precisei de comprar carne no talho e fui logo abastecida com recipientes e pedi no talho, que não queria sacos de plástico.
    No almoço que fiz na minha casa, na mesa já não coloquei guardanapos de papel e fui buscar os meus guardanapos de pano.
    Sei que são pequenos passos, mas é um começo.
    Penso que em Portugal este estilo de vida ainda não está muito divulgado. E fora de Lisboa é mais difícil encontrar lojas que vendam a granel.
    Mas sei que o Jumbo tem uma seção que vende muitos ingredientes ao peso, o problema é que disponibilizam sacos de plástico. Agora é saber se falando com o Jumbo podemos pesar as nossas escolhas nos nossos sacos de pano?
    Gostava, se fosse possível, que falasses mais sobre este tema, ou mesmo dicas que retiraste como muito importantes do livro.
    Obrigada e desde já agradeço a tua divulgação sobre este livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Borboleta! Visita o blogue da Bea, pode ajudar-te a ter ideias. Eu estou um pouco como tu. A tentar mudar. Na alimentação, nos detergentes e produtos de cosmética (faço desodorizante, shampô, amaciador roupa). manda-me mail se quiseres dicas específicas. Beijinho

      Eliminar