Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

"Viver Sem Ti " de Jojo Moyes

Acabado de ler o Viver Depois de Ti, peguei logo neste livro, certa que ia gostar da escrita fluida da autora mas um pouco duvidosa de como conseguiria ela pegar no tema da morte de um ente querido sem cair em extremos, isto é, sem dramatizar por completo a situação nem aligeirar demasiado esse sentimento de perda profundo. Fiquei, mais uma vez, rendida a Jojo Moyes. Creio que conseguiu retratar convenientemente o luto, na personagem de Lou mas também, em muitas outras afectadas por uma morte próxima.

E se no livro anterior os mais durões não deixaram cair uma lágrima, neste a coisa torna-se mais difícil. A "Je" envolveu-se de tal forma que a lágrima rolou, quase no final. Embora tratando-se de um tema pesado e aqui bem retratado, como referi, Jojo imprime uma esperança que transparece na sua escrita. O amanhã é possível, embora ao fim de muitas lutas e desistências. Creio que, para quem se encontra em processo de luto, será um livro difícil mas obrigatório porque, acredito, as vai ajudar. E, para quem o fazer o luto de alguém ainda (felizmente!) não foi necessário, torna-se uma aprendizagem.

Reitura rápida, emotiva, onde a profundidade de sentimentos e os conflitos entre gerações estão retratados de forma soberba. A morte e o luto, inimigos de quem por cá fica, na sua forma mais intima: uma dor para sempre que se pode (e deve) deixar repousar.

Terminado em 25 de Setembro de 2016

Estrelas: 5*

Sinopse

Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?Como construir uma vida que valha a pena ser vivida? Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida. Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica. Em "Viver Sem Ti", Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário