Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

"Viver Depois de Ti" de Jojo Moyes

Pegar num livro de Jojo Moyes é como chegar a um porto seguro. Depois de algumas tentativas frustradas de leitura em que não consegui passar da página 50 (ou menos), mergulhar de cabeça num livro fez-me sentir, de novo, eu própria.

Primeiro, quero falar-vos da escrita desta autora. É simples sem ser monótona, é de tal forma intensa que nos compele para sentimentos extremos, mesmo que involuntáriamente. Assim, o sorriso surge a par com a lágrima, mas sempre com a mesma vontade de ler compulsivamente as páginas que temos pela frente.

A trama é cheia de surpresas, os diálogos fascinantes e é uma escrita de tal forma visual que imaginamos facilmente os cenários e os personagens. Melhor, imaginamo-nos lá! E esse sentimento de pertença não tem preço, essa sensação de viagem. É uma das razões que me faz pegar num livro.

O título é sugestivo e traduz bem o enredo. Porém, não vou falar da história, tanto mais que a sinopse faz bem o seu papel. Apenas quero referir que Jojo consegue, de forma notável, traduzir para o papel os sentimentos das personagens, as suas angústias e revoltas mas também os laços que acabam por nascer e que se transformam em amor. Louise (Lou) e Will são exemplo disso. Como cuidadora, Lou vê-se a braços com o forte temperamento de Will, tetraplégico devido a um acidente, e tudo faz para que ele desista da sua ideia de terminar com a vida. Tema polémico, hoje.

Lido o livro, tenho de matar a curiosidade e ver o filme. Pela frente e já de seguida, a leitura de Viver Sem Ti, continuação desta história. Adorei e recomendo esta leitura.

Terminado a 22 de Setembro de 2016

Estrelas: 5*

Sinopse

"Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás.
Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.
Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso, com sensibilidade, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências."

Sem comentários:

Enviar um comentário