Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

"O Segredo do Escritor" de Liz Nugent

Ler quase de seguida uma série de livros que "nos enchem as medidas" pode significar uma repetição de adjectivos para os qualificar que tendem a ser um pouco enfadonhos para quem visita o blogue mas, mesmo correndo o risco de me repetir, aqui vai a minha opinião sobre este livro: gostei muito!

Perante um acontecimento bastante trágico, que nos é relatado na sinopse e nos é dado a conhecer logo nas primeiras páginas (o coma de Alice, consequência dos maus tratos infligidos por seu marido, o escritor Oliver Ryan), desenrola-se o enredo deste livro que nos vai prendendo cada vez mais com o passar das páginas.

Falando sempre na primeira pessoa, os muitos personagens apresentam-nos todo um passado que culminou naquele acontecimento, os seus pontos de vista, os seus interesses e motivos. Um fio condutor liga as suas opiniões e permite que o leitor não se perca na trama.

Vai sendo contada a história desse escritor, autor de tamanha barbárie! E, se por um lado Oliver Ryan é-nos apresentado como alguém sem escrúpulos, egoista e indiferente aos que o rodeiam, quase um psicopata, por outro, sentimos alguma piedade e empatia porque foi criado sem amor e sem quaisquer laços familiares. Rejeitado pelo pai a quem quase suplica amor, desconhecendo quem foi a sua mãe, com uma madrasta e um meio-irmão que espia de longe, Oliver cresce sem família e quase sem amigos.

E mesmo se, nalguns pontos desta leitura, o factor surpresa não está presente (ou porque se torna fácil adivinhar o que vai suceder, ou porque nos são fornecidos dados pelos próprios personagens) isso não é impeditivo que a nossa atenção se mantenha focada porque sentimos que algo mais há escondido e que o enredo não ficará só por aí... E não fica mesmo. 

Muito bom! Gostei especialmente do fim que de "cor-de-rosa" nada tem... Recomendo!

Terminado em 27 de Agosto de 2016

Estrelas: 5*

Sinopse

O atraente e carismático Oliver Ryan é a imagem do sucesso. Ele e a mulher, Alice, levam uma vida invejável de privilégio e bem-estar. Invejável até que, certa noite, depois do jantar, Oliver agride Alice com tal violência que a deixa em coma.
O próprio Oliver fica aturdido com o seu gesto. No período que se segue, enquanto todos tentam perceber o que terá motivado esse surpreendente ato de selvajaria, Oliver conta a sua história. E o mesmo fazem aqueles com quem a sua vida se cruzou ao longo de cinco décadas. A verdade é ao mesmo tempo trágica e monstruosa, uma história de vergonha, inveja, fraude e manipulação.
Só Oliver sabe o que teve de fazer para alcançar a vida que ambicionava e a que sentia ter direito. Mas nem mesmo ele está preparado para o choque que a revelação do passado lhe reserva.
O Segredo do Escritor é uma história invulgar de tensão psicológica, um retrato complexo e empolgante sobre a génese de um sociopata, na tradição de Barbara Vine e de Patricia Highsmith.

Sem comentários:

Enviar um comentário